The use of vasoactives drugs in the intensive care unit

Authors

  • Fátima Magro Ostini Disciplina de Terapia Intensiva, Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Paulo Antoniazzi Disciplina de Terapia Intensiva, Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Antonio Pazin Filho Disciplina de Terapia Intensiva, Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Reinaldo Bestetti Disciplina de Terapia Intensiva, Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Maria Camila M. Cardoso Disciplina de Terapia Intensiva, Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Anibal Basile-Filho Disciplina de Terapia Intensiva, Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v31i3p400-411

Keywords:

Catecholamines. Vasodilator Agents. Vasoconstrictor Agents. Intensive Care Units.

Abstract

The authors present a reviewed and updated description of vasoactives agents available for use in the critically ill patient. Furthermore, this paper describes the hemodynamic effects of these drugs in order to understand the guidelines of its use in the intensive care unit.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Fátima Magro Ostini, Disciplina de Terapia Intensiva, Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Médica Intensivista da Unidade de Terapia Intensiva da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Paulo Antoniazzi, Disciplina de Terapia Intensiva, Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Médico Intensivista da Unidade de Terapia Intensiva da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Antonio Pazin Filho, Disciplina de Terapia Intensiva, Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Médico Intensivista da Unidade de Terapia Intensiva da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Reinaldo Bestetti, Disciplina de Terapia Intensiva, Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Médico Intensivista da Unidade de Terapia Intensiva da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Maria Camila M. Cardoso, Disciplina de Terapia Intensiva, Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Médica Residente da Unidade de Terapia Intensiva da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Anibal Basile-Filho, Disciplina de Terapia Intensiva, Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Professor Assistente, Doutor e Chefe – Disciplina de Terapia Intensiva do Departamento de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Published

1998-09-30

Issue

Section

Simpósio: Medicina Intensiva: I. Infecção e Choque

How to Cite

1.
Ostini FM, Antoniazzi P, Pazin Filho A, Bestetti R, Cardoso MCM, Basile-Filho A. The use of vasoactives drugs in the intensive care unit. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 1998 Sep. 30 [cited 2024 Dec. 21];31(3):400-11. Available from: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/7694