Abordagem sobre o ensino interdisciplinar e interprofissional em uma Faculdade de Medicina Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.178780Palabras clave:
Educação médica, Interprofissional, práticas interdisciplinaresResumen
A Educação Interprofissional (EIP) é uma tendência internacional, contemplada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DNCs) dos cursos de saúde, presente também nas DCNs do curso médico de 2014, ao incluir interprofissionalidade como meio de atender as múltiplas dimensões das necessidades dos usuários do sistema de saúde. A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP abriga seis cursos de graduação em saúde além de Medicina, podendo ser um campo para efetiva formação que enfatize o trabalho em equipe. Objetivo: o objetivo desse estudo foi avaliar de que forma as experiências de interação multiprofissional e interdisciplinaridade (ID/MP) são oferecidas nas disciplinas para os estudantes de graduação em Medicina da FMRP. Método: Levantamento documental das palavras multiprofissional, interprofissional, multidisciplinar e interdisciplinar nos objetivos, roteiros de aulas e atividades, avaliação e bibliografia. Os achados foram tabulados em planilhas e classificados de acordo com o ano de oferecimento da disciplina no ciclo básico (primeiros dois anos), clínico (dois anos intermediários) e internato (dois anos finais). Resultados: Os termos relacionados da ID/MP foram identificados em 11 (13,9%) das 79 disciplinas do currículo obrigatório do curso de Medicina, sendo mais frequentes no internato. Quatro das 109 disciplinas optativas oferecidas entre o 1° e 5° ano em 2017 apresentaram os termos procurados. Conclusão: A oferta formal e planejada de experiência em atuação ID/MP foi pequena, apesar de crescente ao longo do curso de Medicina.
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