Evaluación de indicadores de calidad en la gestión del centro quirúrgico de un hospital terciário

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2022.183676

Palabras clave:

Centro cirúrgico, Administração hospitalar, Indicadores de qualidade em assistência à saúde

Resumen

Introdução: Por se tratar de um setor complexo e que compreende grande parte dos custos de um hospital, o centro cirúrgico demanda uma contínua avaliação de suas atividades, com o objetivo de propiciar uma melhora da sua eficiência e da segurança dos pacientes. Uma estratégia interessante para se realizar tal avaliação é a utilização de um conjunto de indicadores de qualidade preestabelecidos, dividindo os atributos do serviço em estrutura, processos e resultados. Para que isso seja possível, é necessário que o serviço analisado possua uma fonte de dados bem estruturada, tendo o Núcleo Interno de Regulação um papel importante nesse processo. Objetivo: Este estudo teve como objetivo a análise de índices de gestão do centro cirúrgico de um hospital terciário especializado em cirurgias eletivas através da mensuração de dados referentes a indicadores de qualidade. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional descritivo feito de forma retrospectiva em um hospital escola público do interior do estado de São Paulo. Foram mensurados 18 indicadores referentes ao período de 01/06/2019 a 31/12/2019, a partir de consultas a diferentes setores administrativos do local. Os resultados passaram por uma análise estatística descritiva ao final da coleta de dados. Resultados: Os principais resultados encontrados foram: taxa de cumprimento da agenda cirúrgica de 95,8%, taxa de cancelamento de 4,1%, taxa de ocupação de 47,9%, turnover de 23,1 minutos, tempo médio de atraso no início das cirurgias de 32,8 minutos, tempo de permanência na sala de recuperação pós-anestésica de 37,4 minutos, taxa de absenteísmo dos profissionais de 8,94% e as taxas de infecção do sítio cirúrgico, de mortalidade operatória e de acidente de trabalho foram todas 0%. Conclusões: Apesar da alta taxa de cumprimento da agenda cirúrgica, a taxa de ocupação se encontrou aquém do ideal, sugerindo que o agendamento das cirurgias pode ser melhorado. Além disso, demonstrou-se que a estratégia de “cirurgias reservas” adotada no hospital auxilia no cumprimento da meta de cirurgias programadas e no aumento da taxa de ocupação.

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Biografía del autor/a

  • Leonardo Resende de Sousa, Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru, Curso de Medicina, Bauru, (SP), Brasil

    Medical Student

  • Alessandra Mazzo, Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru, Curso de Medicina, Bauru, (SP), Brasil.

    Nursing PhD

  • Ana Claudia Ferreira de Almeida, Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru, Curso de Medicina, Bauru, (SP), Brasil.

    Medical Student

  • Cristiano Tonello, Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru, Curso de Medicina, Bauru, (SP), Brasil.

    Surgical Clinic PhD

  • Luiz Fernando Manzoni Lourençone, Universidade de São Paulo (USP). Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Bauru, (SP), Brasil.

    Otolaryngology PhD

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Publicado

2022-05-04

Número

Sección

Artigo Original

Cómo citar

1.
Sousa LR de, Mazzo A, Almeida ACF de, Tonello C, Lourençone LFM. Evaluación de indicadores de calidad en la gestión del centro quirúrgico de un hospital terciário. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2022 May 4 [cited 2024 Nov. 28];55(1):e-183676. Available from: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/183676