Bases teórico-conceituais e metodológicas para adoção da educação interprofissional: uma análise a partir do PET-Saúde Interprofissionalidade

Autores

  • Andrezza Karine Araújo de Medeiros Pereira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Curso de Enfermagem, Departamento de Enfermagem, Pau dos Ferros, (RN), Brasil https://orcid.org/0000-0003-3817-5650
  • Eudes Euler de Souza Lucena Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina, Caicó, (RN), Brasil https://orcid.org/0000-0003-3119-7822
  • Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, São Carlos, (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0002-8307-8609
  • Maria José Pereira Vilar Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde, Centro de Ciências da Saúde, Natal, (RN), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8765-8571
  • Marcelo Viana da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina, Caicó, (RN), Brasil https://orcid.org/0000-0002-3673-2727

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.234844

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Trabalho, Políticas, Universidade, Currículo, Educação

Resumo

Objetivo: A pesquisa teve como objetivo sistematizar as problemáticas, as concepções de Educação Interprofissional (EIP) e os referenciais teóricos que justificaram e embasaram os projetos do PET-Saúde Interprofissionalidade para a adoção e o fortalecimento da interprofissionalidade na formação e no trabalho em saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa documental a partir dos 120 projetos aprovados no edital PET-Saúde Interprofissionalidade. A coleta de dados foi n realizada por uma estrutura de codificação previamente elaborada, e a análise dos dados, por meio da técnica de conteúdo. Resultados: A problemática mais citada como justificativa para fortalecer a interprofissionalidade foi a escassez de formalização da EIP nos currículos. Profissionais formados separadamente, priorizando habilidades específicas e fragilidades na articulação ensino-serviço-comunidade também foram justificativas. Não está claro o modelo conceitual de EIP que embasou a construção da maioria dos projetos, comprometendo mudanças sustentáveis. Os princípios do SUS, com destaque para a integralidade, discussões referentes ao trabalho em equipe e o referencial da educação popular/dialógica e da educação permanente em saúde foram amparos teóricos usados pelos projetos. Conclusão: O contexto da formação e do trabalho no cenário brasileiro traz importantes justificativas para a defesa da reorientação desses dois campos como forma de assegurar um sistema de saúde mais integral, seguro e orientado pelas necessidades de saúde.

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Biografia do Autor

  • Andrezza Karine Araújo de Medeiros Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Curso de Enfermagem, Departamento de Enfermagem, Pau dos Ferros, (RN), Brasil

    Doutora em Ciências da Saúde 

  • Eudes Euler de Souza Lucena, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina, Caicó, (RN), Brasil

    Doutor em Psicobiologia 

  • Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, São Carlos, (SP), Brasil

    Doutora em Ciências 

  • Maria José Pereira Vilar, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde, Centro de Ciências da Saúde, Natal, (RN), Brasil.

    Doutora em Medicina 

  • Marcelo Viana da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina, Caicó, (RN), Brasil

    Doutor em Ciências da Saúde

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Publicado

2025-03-17

Como Citar

1.
Pereira AKA de M, Lucena EE de S, Silva JAM da, Vilar MJP, Costa MV da. Bases teórico-conceituais e metodológicas para adoção da educação interprofissional: uma análise a partir do PET-Saúde Interprofissionalidade. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 17º de março de 2025 [citado 1º de abril de 2025];57(2):e-234844. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/234844