Programa bebê saudável: compreendendo o processo de trabalho interdisciplinar na implementação das ações educativas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v46i3p305-312Palabras clave:
Gestantes, Interdisciplinaridade, Educação em SaúdeResumen
Introdução: O trabalho interdisciplinar envolve a criatividade, originalidade e flexibilidade frente à diversidade de formas de pensar, os problemas e as suas soluções. Nessa prática não se pretende uma desvalorização ou negação das especialidades, mas se busca a superação da fragmentação do conhecimento, reconhecendo e respeitando as especificidades de cada área profissional. Objetivo: Compreender o processo de trabalho interdisciplinar por meio das ações educativas. Metodologia: Pesquisa qualitativa, realizada na cidade de Penaforte-CE em um programa voltado a gestantes. Foram sete profissionais de saúde os informantes da pesquisa, tendo a entrevista como instrumento de coleta, sendo os depoimentos organizados a partir da técnica de análise de conteúdo. Resultados: Evidenciou-se que os profissionais atuantes no programa mostraram ter conhecimento acerca do conceito do que seja um processo de trabalho interdisciplinar, com otambém veem à educação em saúde como um processo didático. No entanto, apontam como dificuldades para efetivação das ações, a infraestrutura e a falta de recursos materiais. Conclusões: Torna-se necessário que as ações interdisciplinares continuem se concretizando nas atividades do programa através das ações de saúde, tendo em vista que ainda há muito que se fazer para ter uma melhoria na assistência prestada a gestante, uma vez que a efetivação do trabalho depende da relação entre profissional, gestantes e gestão do programa.Descargas
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Publicado
2013-09-30
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Matias DMG, Bezerra IM. Programa bebê saudável: compreendendo o processo de trabalho interdisciplinar na implementação das ações educativas. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2013 Sep. 30 [cited 2024 Jun. 28];46(3):305-12. Available from: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/69149