Educação tutorial: conceitos, capacitação e perspectivas futuras
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v49i4p369-373Palavras-chave:
Educação Médica. Tutor. AprendizadoResumo
A Educação Tutorial teve suas origens relacionadas ao aprendizado de funções industriais na década de 1970 e foi introduzida na formação médica ao final da década de 1990. Inicialmente, sua inserção nas escolas médicas era incipiente e não constituia parte do do currículo formal ou das diretrizes institucionais. Esses fatos propiciaram diversas adaptações e o seu distanciamento dos objetivos originais, sendo considerada muitas vezes como iniciação científica ou atividade de apoio emocional ao estudante. Esse artigo discute os problemas relacionados a sua identidade e estabelecimento no ambiente de ensino médico e propõe uma definição relacionada a suas raízes. Foram ressaltadas ainda as dificuldades de avaliação da eficácia do processo e de formação de tutores, que se associa em parte à falta de referências que determinem as habilidades esperadas nesta função. Também são discutidas as necessidades e potencialidades da Educação Tutorial focada na área médicaDownloads
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Publicado
2016-11-11
Edição
Seção
Temas de Ensino em Saúde
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Como Citar
1.
Pazin-Filho A, Soriano LA, Paula JS de. Educação tutorial: conceitos, capacitação e perspectivas futuras. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 11º de novembro de 2016 [citado 22º de dezembro de 2024];49(4):369-73. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/122730