Qualidade de Sono em Estudantes de Medicina do Método de Aprendizado Baseado em Problemas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v46i4p389-397Palavras-chave:
Sono, Qualidade de sono, Estudantes de Medicina, Aprendizado Baseado em ProblemasResumo
Distúrbios do sono são comuns entre adultos e entre estudantes de Medicina e podem ter impacto nas atividades diárias profissionais ou acadêmicas. Modelo do estudo: Transversal. Objetivo e Método: O presente trabalho buscou avaliar a qualidade de sono de 157 estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que se disponibilizaram após pedido nosso, sem maior filtragem. Para isso foram utilizados dois instrumentos, o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQI) e a Escala de Sonolência de Epworth (ESE), ambos os questionários autoaplicáveis. Resultados: A média de duração de sono da amostra foi de 6,8 horas. Pobre qualidade de sono (PSQI > 5) foi encontrada em 44,59% dos indivíduos. A sonolência diurna excessiva mostrou-se presente em 36,3% dos avaliados. Não se mostrou diferença significativa dos escores do PSQI entre sexos, anos acadêmicos e grupos etários. A sonolência diurna foi maior dentro do gênero feminino. O uso de drogas hipnóticas foi relatado por 6,9% da amostra. Conclusão: A prevalência de distúrbios do sono encontrada entre estudantes de Medicina foi alta, sem importante predileção por grupo etário ou sexo.Downloads
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Publicado
2013-12-30
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Artigo Original
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Como Citar
1.
Moraes CA, Edelmuth DG, Novo NF, Hübner CV. Qualidade de Sono em Estudantes de Medicina do Método de Aprendizado Baseado em Problemas. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de dezembro de 2013 [citado 4º de maio de 2025];46(4):389-97. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/73517