Insatisfação dos usuários com a assistência odontológica: estudo domiciliar populacional

Autores

  • Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Martins Universidade Estadual de Montes Claros; Faculdades Unidas do Norte de Minas; Departamento de Odontologia
  • Raquel Conceição Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais; Departamento de Odontologia Social e Preventiva
  • Pedro Eleutério dos Santos Neto Universidade Estadual de Montes Claros; Departamento de Fisiopatologia
  • Danilo Lima Carreiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas
  • João Gabriel Silva Souza Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Odontologia de Piracicaba; Departamento de Ciências Fisiológicas
  • Efigênia Ferreira e Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais; Departamento de Odontologia Social e Preventiva

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2015049005659

Palavras-chave:

Assistência Odontológica, Satisfação do Paciente, Serviços de Saúde Bucal, Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde

Resumo

OBJETIVO Analisar se condições demográficas, socioeconômicas, subjetividade da saúde bucal e caracterização da assistência odontológica estão associadas à insatisfação dos usuários com a assistência odontológica.MÉTODOS Estudo transversal com 781 pessoas que necessitavam de assistência odontológica, em 2012, em Montes Claros, MG, município de médio porte populacional. Foram realizadas entrevistas domiciliares e aplicado questionário que avaliou a insatisfação dos usuários com a assistência odontológica (variável dependente), condições demográficas, socioeconômicas, subjetividade da saúde bucal e caracterização da assistência odontológica (variáveis Independentes). Utilizou-se cálculo amostral para população finita, com estimativa para proporções de insatisfação em 50,0% da população, erro de 5,0%, taxa de não resposta de 5,0% e efeito de desenho de 2,0. Utilizou-se regressão logística e calculou-se odds ratio, com nível de significância de 5% e intervalos de 95% de confiança.RESULTADOS Estavam insatisfeitos com a assistência 9,0% dos entrevistados (7,9%, considerando correção pelo efeito de desenho). Constatou-se associação da insatisfação com menor escolaridade, autoavaliação negativa de saúde bucal, percepção da inabilidade do prestador de assistência odontológica, avaliação negativa da forma como foi tratado, da limpeza das salas do local de exame, incluindo banheiros, e quantidade de espaço na sala de espera e sala onde foi realizado a consulta.CONCLUSÕES A taxa de insatisfação com a assistência odontológica foi baixa. Estiveram associadas à insatisfação variáveis referentes a condições socioeconômicas, subjetividade da saúde bucal, habilidade profissional, ao relacionamento profissional-paciente e à infraestrutura do local de atendimento. Sugere-se que há necessidade de intervenções educativas que visem a melhoria da qualidade da assistência entre os profissionais, por órgãos competentes, assim como a necessidade de melhoria da infraestrutura dos locais de atendimento.

Publicado

2015-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Martins, A. M. E. de B. L., Ferreira, R. C., Santos Neto, P. E. dos, Carreiro, D. L., Souza, J. G. S., & Ferreira, E. F. e. (2015). Insatisfação dos usuários com a assistência odontológica: estudo domiciliar populacional. Revista De Saúde Pública, 49, 51. https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2015049005659