Jornadas de trabalho associadas a cochilos não intencionais entre pilotos da aviação regular

Autores

  • Elaine Cristina Marqueze Universidade Católica de Santos; Departamento de Epidemiologia
  • Ana Carolina B Nicola Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil
  • Dag Hammarskjoeld M D Diniz Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil
  • Frida Marina Fischer Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Saúde Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1518-8787.2017051006329

Palavras-chave:

Aviação, Recursos humanos, Privação do Sono, Epidemiologia, Condições de Trabalho, Trabalho em Turnos, Saúde do Trabalhador

Resumo

OBJETIVO Identificar fatores associados aos cochilos não intencionais durante as jornadas de trabalho de pilotos da aviação regular. MÉTODOS Estudo epidemiológico transversal conduzido com 1.235 pilotos brasileiros de avião do transporte aéreo regular, que realizavam voos nacionais ou internacionais, sendo a coleta de dados realizada on-line. Foi realizada análise de regressão logística bivariada e múltipla, tendo como variável dependente o cochilo não intencional durante o horário de trabalho. As variáveis independentes foram relacionadas a dados biodemográficos, características do trabalho, estilo de vida e aspectos do sono. RESULTADOS A prevalência do cochilo não intencional enquanto pilotava o avião foi de 57,8%. Os fatores associados ao cochilo não intencional foram: voar por mais de 65 horas por mês, atrasos técnicos frequentes, maior necessidade de recuperação após o trabalho, capacidade para o trabalho inferior à ótima, sono insuficiente e sonolência excessiva. CONCLUSÕES A ocorrência do cochilo não intencional durante a jornada de trabalho de pilotos da aviação regular está associada a fatores relacionados à organização do trabalho e à saúde.

Publicado

2017-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Marqueze, E. C., Nicola, A. C. B., Diniz, D. H. M. D., & Fischer, F. M. (2017). Jornadas de trabalho associadas a cochilos não intencionais entre pilotos da aviação regular. Revista De Saúde Pública, 51, 61. https://doi.org/10.1590/s1518-8787.2017051006329