Avaliação inicial dos efeitos psico-pedagógicos dos Centros de Educação e Alimentação do Pré-escolar

Autores

  • José Fernandes Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição; Programa CEAPE
  • Yaro R. Gandra Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700009

Palavras-chave:

Pré-escolares^i1^savalia, Criança^i1^sdesenvolvime, Programa CEAPE^i1^savaliação psicométr

Resumo

Foi avaliado o desenvolvimento sócio-psicomotor dos pré-escolares submetidos ao processo de recreação do Centro de Educação e Alimentação do Pré-escolar (CEAPE) quando comparados com um grupo controle da mesma comunidade, por meio de um Instrumento de Avaliação do Desenvolvimento do Pré-escolar (IADPE) organizado e pré-testado para este fim. Este instrumento mostrou-se sensível para avaliar as diferenças obtidas. Os pré-escolares foram também avaliados por uma "Escala de Comportamento". Tanto em uma avaliação fechada (IADPE) como numa avaliação mais influenciada por fatores subjetivos ("Escala"), revelaram-se diferenças significativas em favor das crianças que frequentavam o programa ("Ceapenses") em relação aos que não freqüentavam ("Não-Ceapenses"). Conjectura-se a provável ocorrência de dificuldades no processo de escolarização das crianças que não freqüentavam o programa.

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Publicado

1981-12-01

Edição

Seção

nd124738194

Como Citar

Fernandes, J., & Gandra, Y. R. (1981). Avaliação inicial dos efeitos psico-pedagógicos dos Centros de Educação e Alimentação do Pré-escolar . Revista De Saúde Pública, 15(supl.), 64-78. https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700009