Estudo da adequação da "Escala de Maturidade Mental Columbia" na avaliação de pré-escolares de baixo nível sócio-econômico

Autores

  • José Fernandes Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição; Programa CEAPE
  • Aurora Coelho Pullin Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição; Programa CEAPE

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700014

Palavras-chave:

Pré-escolares^i1^savalia, Criança^i1^sdesenvolvime, CEAPE

Resumo

A Escala da Maturidade Mental Colúmbia (EMMC) foi aplicada a 93 crianças pré-escolares de 4 a 6 anos, da cidade de Leme, SP (Brasil). Estas crianças eram originárias de famílias de baixo nível sócio-econômico e não freqüentavam nenhum tipo de creche ou pré-escola. Os dados obtidos mostraram que a EMMC apresentou diversas limitações, entre elas, uma diminuição sistemática nos valores do QI de razão, em função do aumento da idade da criança. A ocorrência generalizada de seqüências de respostas com perseveração de posição sugeriu que a situação de teste pode induzir uma queda na motivação e atenção da criança. Dessa forma, os baixos resultados obtidos com a EMMC podem não refletir necessariamente "deficiências cognitivas", mas um baixo interesse da criança em relação às tarefas exigidas pelo teste.

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Publicado

1981-12-01

Edição

Seção

nd435679926

Como Citar

Fernandes, J., & Pullin, A. C. (1981). Estudo da adequação da "Escala de Maturidade Mental Columbia" na avaliação de pré-escolares de baixo nível sócio-econômico . Revista De Saúde Pública, 15(supl.), 126-137. https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700014