Medindo o impacto de programas de recuperação nutricional de pré-escolares: teste de uma metodologia
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-89101989000300008Palavras-chave:
Recuperação nutricional, Pré-escolar, Avaliação, Peso-idade, CrescimentoResumo
A partir da casuística de um programa de recuperação nutricional de pré-escolares operado no Município de Diadema, Estado de São Paulo, Brasil, analisam-se dois procedimentos para avaliação de impacto. O primeiro procedimento - tradicional - baseia-se na proporção de crianças que ao final de um ano de exposição ao programa passam para a condição de eutrofia, ou seja, crianças que passam a apresentar adequação do peso à idade superior a 90% dos valores esperados em crianças eutróficas. O segundo procedimento - proposto no artigo - leva em conta a velocidade do crescimento, assumindo como resultados favoráveis incrementos de peso superiores àqueles esperados para crianças eutróficas. As vantagens do segundo procedimento sobre o primeiro - ressaltadas a partir de aspectos conceituais ligados à fisiopatologia da desnutrição e às características dos programas de recuperação nutricional - são comprovadas empiricamente.Downloads
Publicado
1989-06-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Como Citar
Lei, D. L. M., Monteiro, C. A., Lerner, B. R., & Chaves, S. P. (1989). Medindo o impacto de programas de recuperação nutricional de pré-escolares: teste de uma metodologia. Revista De Saúde Pública, 23(3), 230-235. https://doi.org/10.1590/S0034-89101989000300008