Análisis de texto de áreas críticas relatadas por adolescentes en servicio de orientación

Autores

  • Bertha Lidia Nuño Gutiérrez Instituto Mexicano del Seguro Social Delegación Jalisco
  • Martha Villaseñor Farías Instituto Mexicano del Seguro Social Delegación Jalisco
  • Alfredo Hidalgo-San Martín Instituto Mexicano del Seguro Social Delegación Jalisco
  • Bettylu Rasmussen-Cruz Instituto Mexicano del Seguro Social Delegación Jalisco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101998000400008

Palavras-chave:

Serviços de saúde a adolescentes, Papel^i3^sFigurat, Aconselhamento

Resumo

OBJETIVO: Caracterizar, no espaço discursivo de 27 usuários do "Consultório Juvenil", suas áreas críticas em relação à temática, aos atores, ações, valores e esquemas de percepção situacional. MÉTODO: Estudo qualitativo através de análise semiótica, realizada pelas: descrição da estrutura do texto, codificação para a localização de isotopias e análise de organização interna. RESULTADOS: Existe uma clara diferenciação temática e de significado por gênero: as meninas estão vinculadas a espaços familiares, enquanto que os meninos a extrafamiliares. O namoro sério é um tema central para as meninas; a sexualidade para os meninos. As decisões são tomadas pelas meninas baseadas em uma moral situacional, e pelos meninos em uma ética individualista. Em ambos, o problema é percebido como externo, alheio e destinado a outros. CONCLUSÕES: As áreas críticas encontram-se influenciadas pela formação social de gênero, que mitifica e estereotipa os comportamentos. A tendência de expor o problema como imposto pode significar risco para o adolescente.

Publicado

1998-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Nuño Gutiérrez, B. L., Villaseñor Farías, M., Hidalgo-San Martín, A., & Rasmussen-Cruz, B. (1998). Análisis de texto de áreas críticas relatadas por adolescentes en servicio de orientación . Revista De Saúde Pública, 32(4), 361-366. https://doi.org/10.1590/S0034-89101998000400008