Qualidade da relação da equipe de saúde com pacientes hospitalizados, Cidade do México

Autores

  • Loredmy Herrera-Kiengelher Secretaría de Salud; Instituto Nacional de Enfermedades Respiratorias; Departamento de Calidad de la Atención
  • Mirna Villamil-Álvarez Secretaría de Salud; Instituto Nacional de Enfermedades Respiratorias; Departamento de Calidad de la Atención
  • Blanca Pelcastre-Villafuerte Secretaría de Salud; Instituto Nacional de Salud Pública; Centro de Investigaciones en Sistemas de Salud
  • Fernando Cano-Valle Secretaría de Salud; Instituto Nacional de Enfermedades Respiratorias; Departamento de Calidad de la Atención
  • Malaquias López-Cervantes Universidad Nacional Autónoma de México; Facultad de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102009005000042

Palavras-chave:

Qualidade da Assistência à Saúde, Relações Profissional-Paciente, Pessoal de Saúde, Serviços de Saúde, Entrevista, Relações Médico-Paciente, Pesquisa Qualitativa

Resumo

OBJETIVO: Analisar a qualidade da relação da equipe de saúde com os pacientes hospitalizados. MÉTODOS: Estudo qualitativo realizado de fevereiro a julho de 2005, na Cidade do México. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 40 pacientes em internação prolongada. As categorias de análise para explorar a percepção de trato entre os informantes foram as seguintes: atitudes e ações do pessoal médico e de enfermaria, comunicação efetiva, grau de conhecimento do paciente e/ou familiares sobre o diagnóstico, tratamento clínico, evolução do agravo. RESULTADOS: Em geral, observou-se um alto grau de satisfação com a atenção médica. Entretanto, os pacientes hospitalizados perceberam como inadequado o trato cotidiano (não-clínico) realizado pelo pessoal médico e de enfermagem do hospital, relacionado à falta de confiança para solicitar informação sobre sua enfermidade. O uso excessivo de termos técnicos por parte do prestador de serviços reforçou esta percepção de trato inadequado. CONCLUSÕES: A percepção do trato inadequado pelo pessoal de saúde foi de âmbito técnico, mostrando que a efetividade clínica não significa uma plena qualidade de atenção e que é necessário incorporar as necessidades e expectativas de trato não-clínico dos pacientes à eficiência técnica e científica.

Publicado

2009-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Herrera-Kiengelher, L., Villamil-Álvarez, M., Pelcastre-Villafuerte, B., Cano-Valle, F., & López-Cervantes, M. (2009). Qualidade da relação da equipe de saúde com pacientes hospitalizados, Cidade do México . Revista De Saúde Pública, 43(4), 589-594. https://doi.org/10.1590/S0034-89102009005000042