Indústria do conhecimento: uma poderosa engrenagem

Autores

  • Vera Regina da Silva Miguelote Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Medicina Social; Departamento de Planejamento, Políticas e Administração em Saúde
  • Kenneth Rochel de Camargo Jr Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Medicina Social; Departamento de Planejamento, Políticas e Administração em Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000100021

Palavras-chave:

Indústria Farmacêutica, Pesquisa Biomédica, Publicidade de Medicamentos, Marketing

Resumo

O artigo aborda a articulação da indústria farmacêutica à indústria do conhecimento, por meio de poderosas estratégias de marketing. Com o objetivo de legitimar cientificamente seus produtos, a indústria interfere na produção de conhecimento médico. Configurando uma engrenagem de direcionamento de interesses econômicos, financia pesquisas na área de medicamentos, enviesa seus resultados e incentiva a produção e publicação de artigos científicos. Trata-se de uma engrenagem que ameaça importantes aspectos éticos: transforma o processo de legitimação científica em estratégia de marketing, compromete a credibilidade do processo de construção do conhecimento médico e incentiva distorções nos critérios de avaliação de qualidade dos artigos científicos.

Publicado

2010-01-01

Edição

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Como Citar

Miguelote, V. R. da S., & Camargo Jr, K. R. de. (2010). Indústria do conhecimento: uma poderosa engrenagem . Revista De Saúde Pública, 44(1), 190-196. https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000100021