Dialógica, etnografia e educação em saúde

Autores

  • Angel Martínez-Hernáez Universitat Rovira i Virgili; Departamento de Antropologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102010005000016

Palavras-chave:

Antropologia Cultural, Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Participação Comunitária, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Nos últimos anos, o método etnográfico revelou-se como um adequado instrumento para as intervenções em saúde pública e na educação em saúde. Não obstante, seu uso contradiz determinados modelos de intervenção definidos como monológicos, a exemplo das campanhas de meios de comunicação de massa e as filosofias do "ator racional". Foram analisadas criticamente algumas bases epistemológicas desses modelos, como a unidimensionalidade na análise dos processos de saúde/doença/atendimento, a unidirecionalidade comunicativa e a hierarquia. No seu lugar, propõe-se um modelo dialógico baseado no método etnográfico e organizado a partir dos critérios de multidimensionalidade, bidirecionalidade e simetria. A etnografia permite melhorar a efetividade das intervenções ao fornecer uma base empírica para o desenho dos projetos e ao propiciar a participação social em saúde.

Publicado

2010-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Martínez-Hernáez, A. (2010). Dialógica, etnografia e educação em saúde . Revista De Saúde Pública, 44(3), 399-405. https://doi.org/10.1590/S0034-89102010005000016