Demandas e expectativas de usuários de centro de testagem e aconselhamento anti-HIV
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-89102010005000010Palavras-chave:
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida^i1^spreven, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida^i1^scontr, Soropositividade para HIV, Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde, Vulnerabilidade em Saúde, Pesquisa QualitativaResumo
OBJETIVO: Analisar características, demandas e expectativas de usuários de um centro de testagem e aconselhamento anti-HIV. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Pesquisa qualitativa realizada com 32 usuários de centro de testagem e aconselhamento do estado de Minas Gerais, de novembro de 2005 a março de 2006. Utilizou-se a técnica de entrevista aberta semi-estruturada e uma adaptação do método de análise de conteúdo, empregando-se a modalidade temática. ANÁLISE DOS RESULTADOS: A falta de conhecimento do serviço, a dificuldade de se perceber vulnerável à infecção, as justificativas por não pertencer aos grupos de risco, o receio do constrangimento e de um atendimento precário surgiram como importantes limitações de acesso aos centros de testagem e aconselhamento. CONCLUSÕES: No discurso dos usuários, foi identificado um paradoxo entre o aspecto participativo na superação da vulnerabilidade e a busca de soluções pragmáticas de exclusão do risco. Suas demandas sinalizaram estratégias que contenham: qualidade da informação prestada, acesso ao serviço e aos discursos de prevenção e promoção da saúde.Downloads
Publicado
2010-06-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Como Citar
Souza, V. de S., & Czeresnia, D. (2010). Demandas e expectativas de usuários de centro de testagem e aconselhamento anti-HIV . Revista De Saúde Pública, 44(3), 441-447. https://doi.org/10.1590/S0034-89102010005000010