Estudo espacial da mortalidade por acidentes de motocicleta em Pernambuco

Autores

  • Paul Hindenburg Nobre de Vasconcelos Silva Fundação Oswaldo Cruz; Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães; Departamento de Saúde Coletiva
  • Maria Luiza Carvalho de Lima Universidade Federal de Pernambuco; Departamento de Medicina Social
  • Rafael da Silveira Moreira Fundação Oswaldo Cruz; Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães; Departamento de Saúde Coletiva
  • Wayner Vieira de Souza Fundação Oswaldo Cruz; Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães; Departamento de Saúde Coletiva
  • Amanda Priscila de Santana Cabral Secretaria de Saúde da Cidade do Recife; Departamento de Vigilância e Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102011005000010

Palavras-chave:

Motocicletas, Acidentes de Trânsito, mortalidade, Estudos Ecológicos

Resumo

OBJETIVO: Analisar a distribuição espacial da mortalidade por acidentes de motocicleta no estado de Pernambuco. MÉTODOS: Estudo ecológico de base populacional, usando os dados de mortalidade por acidentes de motocicletas ocorridos de 01/01/2000 a 31/12/2005. As unidades de análise foram municípios. Para a análise da distribuição espacial dos óbitos foram construídos coeficientes médios de mortalidade, tendo como numerador os óbitos por acidentes de motocicletas registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade e, como denominador, a população do centro do período. Utilizaram-se técnicas de análise espacial, suavização do coeficiente pelo método bayesiano empírico local e o diagrama de espalhamento de Moran, aplicados sobre a base cartográfica digital do estado. RESULTADOS: O coeficiente médio de mortalidade por acidentes de motocicletas em Pernambuco foi de 3,47/100 mil habitantes. Dos 185 municípios, 16 faziam parte de cinco conglomerados identificados com coeficientes de mortalidade que variaram de 5,66 a 11,66/100 mil habitantes, considerados áreas críticas. Três dessas áreas localizam-se na região de desenvolvimento sertão e duas no agreste. CONCLUSÕES: O risco de morrer por acidente de motocicleta é maior nas áreas de conglomerado em regiões fora do eixo metropolitano, sugerindo medidas de intervenção que considerem o contexto de desenvolvimento econômico, social e cultural.

Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Silva, P. H. N. de V., Lima, M. L. C. de, Moreira, R. da S., Souza, W. V. de, & Cabral, A. P. de S. (2011). Estudo espacial da mortalidade por acidentes de motocicleta em Pernambuco . Revista De Saúde Pública, 45(2), 409-415. https://doi.org/10.1590/S0034-89102011005000010