Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007

Autores

  • Marli de Mesquita Silva Montenegro Santa Casa de São Paulo; Faculdade de Ciências Médicas; Departamento de Medicina Social; Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
  • Elisabeth Carmen Duarte Universidade de Brasília; Faculdade de Medicina; Departamento de Medicina Social
  • Rogério Ruscitto do Prado Universidade de Brasília; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia do Trabalho
  • Andréia de Fátima Nascimento Universidade de Brasília; Faculdade de Medicina; Departamento de Medicina Social

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102011000300011

Palavras-chave:

Motocicletas, Acidentes de Trânsito, tendências, Mortalidade, Estudos de Séries Temporais

Resumo

OBJETIVO: Descrever características sociodemográficas e analisar a tendência temporal da mortalidade de motociclistas traumatizados em acidentes de transporte. MÉTODOS: Estudo de séries temporais com dados de 580 óbitos de motociclistas do Distrito Federal, de 1996 a 2007, obtidos do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Foram calculadas as taxas de mortalidade específicas segundo idade e sexo, as taxas padronizadas (método direto) e a razão de óbitos por frota (motocicletas). A média móvel centralizada da taxa padronizada de mortalidade de homens foi calculada para o período de três anos e um modelo de regressão linear foi construído para estudar a evolução temporal da mortalidade. Para calcular o incremento anual da taxa de mortalidade padronizada utilizou-se o método joinpoint (ponto de inflexão). RESULTADOS: A maior parte dos motociclistas mortos era do sexo masculino, (94,3%), pardo (71,0%) e tinha entre 20 e 39 anos (73,8%). A taxa padronizada de mortalidade de motociclistas (homens) residentes foi de 1,9 para 7,2 óbitos/100 mil homens entre 1996 e 2007. Entre 1998 e 2007, a razão de óbitos por frota passou de 2,0 óbitos/10 mil motocicletas para 10,0 óbitos/10 mil motocicletas entre os homens. Estimou-se incremento anual de 0,48 óbito/100 mil homens (IC95% 0,31;0,65; p < 0,001). O incremento percentual anual da taxa padronizada de mortalidade para o sexo masculino foi de 36,2% no período 1998-2007 (IC 95% 21,2%;53,2%; p < 0,05). CONCLUSÕES: A taxa de mortalidade de motociclistas decorrente de acidentes de transporte aumentou expressivamente. Esse aumento é explicado apenas em parte pelo aumento da frota de motocicletas. Características individuais dos condutores, bem como as condições locais do tráfego, necessitam ser investigadas para o planejamento de políticas preventivas.

Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Montenegro, M. de M. S., Duarte, E. C., Prado, R. R. do, & Nascimento, A. de F. (2011). Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007 . Revista De Saúde Pública, 45(3), 529-538. https://doi.org/10.1590/S0034-89102011000300011