Fatores associados à satisfação com serviços odontológicos entre idosos

Autores

  • Carlos Alberto Quintão Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros; Faculdade de Odontologia; Departamento de Odontologia
  • Paula Luciana Veloso Silva Universidade Estadual de Montes Claros; Faculdade de Odontologia; Departamento de Odontologia
  • Antônio Prates Caldeira Universidade Estadual de Montes Claros; Faculdade de Medicina; Departamento de Saúde da Mulher e da Criança
  • Isabela Almeida Pordeus Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Odontologia; Departamento de Odontopediatria e Ortodontia
  • Raquel Conceição Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Odontologia; Departamento de Odontologia Social e Preventiva
  • Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Martins Universidade Estadual de Montes Claros; Faculdade de Odontologia; Departamento de Odontologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102013005000008

Palavras-chave:

Idoso, Satisfação do Usuário, Assistência Odontológica para Idosos, Serviços de Saúde Bucal, Estudos Transversais

Resumo

OBJETIVO: Analisar a prevalência da satisfação de idosos com o atendimento odontológico e os fatores associados. MÉTODOS: Estudo transversal com 495 idosos de 65 a 74 anos, sem déficit cognitivo, conforme miniexame do estado mental, que usaram serviços odontológicos de Montes Claros, MG, de 2008 a 2009. A amostra foi probabilística complexa por conglomerado em dois estágios. Profissionais e estudantes treinados/calibrados conduziram exames e entrevistas domiciliares usando computadores de mão com programa desenvolvido para esse fim. Nas análises estatísticas, com correção pelo efeito de desenho, empregou-se o PASW® Statistics 18.0. Regressão de Poisson foi conduzida para identificar as associações entre a satisfação e os fatores de interesse, estimando-se a razão de prevalência e o intervalo de 95% de confiança (RP/IC95%). RESULTADOS: No geral, 91,4% dos idosos estavam satisfeitos. Constatou-se maior satisfação entre usuários de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) (1,07/1,01;1,12); que tiveram acesso a informações sobre como evitar problemas bucais (1,09/1,02;1,16); que não faziam uso de medicamentos (1,05/1,00;1,10) e que classificaram a aparência de seus dentes e gengivas como ótimas ou boas (1,13/1,00;1,28). CONCLUSÕES: O idoso que acessa o serviço ofertado pelo Sistema Único de Saúde tem maior satisfação com o tratamento odontológico, assim como aqueles que não fazem o uso de medicamentos, os com melhor autopercepção da estética dos dentes e gengivas e aqueles que possuem mais acesso a informações sobre como evitar problemas bucais. Logo, as políticas de saúde no SUS apresentam resultados positivos.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Rodrigues, C. A. Q., Silva, P. L. V., Caldeira, A. P., Pordeus, I. A., Ferreira, R. C., & Martins, A. M. E. de B. L. (2012). Fatores associados à satisfação com serviços odontológicos entre idosos . Revista De Saúde Pública, 46(6), 1039-1050. https://doi.org/10.1590/S0034-89102013005000008