Impacto da promoção sobre consumo de frutas e hortaliças em ambiente de trabalho

Autores

  • Amanda Da Silva Franco Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Nutrição; Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde
  • Inês Rugani Ribeiro De Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Nutrição; Departamento de Nutrição Social
  • Daisy Blumenberg Wolkoff Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Nutrição; Departamento de Nutrição Aplicada

DOI:

https://doi.org/10.1590/rsp.v47i1.76578

Resumo

OBJETIVO: Avaliar o impacto de ações para promoção do consumo de frutas e hortaliças em ambiente de trabalho. MÉTODOS: Estudo de intervenção com grupo controle histórico conduzido com 61 funcionários de uma empresa pública, no Rio de Janeiro, RJ, de 2007 a 2009. O estudo foi realizado em três etapas: (a) diagnóstico pré-intervenção, que abrangeu caracterização da empresa estudada e da fornecedora de refeições, avaliação do consumo de frutas e hortaliças pelos funcionários e a inclusão de grupo focal para conhecer os determinantes do consumo de frutas e hortaliças e subsidiar o planejamento da intervenção; (b) intervenção, composta por uma vertente ambiental (refeitório da empresa) e outra educativa (dirigida aos indivíduos); e (c) diagnóstico pós-intervenção, que incluiu impressões sobre modificações no restaurante no tocante à oferta de frutas e hortaliças, exposição dos indivíduos à intervenção e respectivo consumo. A associação entre indicadores de exposição e desfecho foi analisada por meio de modelos de regressão múltipla. RESULTADOS: A média de cobertura das atividades e materiais educativos foi de 63,5%. A maioria dos funcionários percebeu mudanças positivas em pelo menos um dos cinco aspectos examinados referentes ao ambiente. O consumo de frutas e hortaliças aumentou 38,0% (0,66 porção na refeição avaliada). Indicadores de exposição da vertente ambiental e da vertente educativa associaram-se a indicadores de desfecho. CONCLUSÕES: O consumo de frutas e hortaliças aumentou entre trabalhadores expostos à intervenção de promoção desses alimentos no ambiente de trabalho. O desenho multicomponente da intervenção parece ter contribuído para esses achados.

Publicado

2013-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Franco, A. D. S., Castro, I. R. R. D., & Wolkoff, D. B. (2013). Impacto da promoção sobre consumo de frutas e hortaliças em ambiente de trabalho. Revista De Saúde Pública, 47(1), 29-36. https://doi.org/10.1590/rsp.v47i1.76578