Participação social e qualidade nos serviços de saúde: a experiência do aval ciudadano no México

Autores

  • Gustavo H Nigenda-López Harvard Global Equity Initiative; Instituto Nacional de Salud Publica
  • Clara Juárez-Ramírez Instituto Nacional de Salud Pública; Centro de Investigación en Sistemas de Salud
  • José A Ruiz-Larios Instituto Nacional de Salud Pública; Centro de Investigación en Sistemas de Salud
  • Cristina M Herrera Colegio de México A.C; Centro de Estudios Sociológicos; Programa Interdisciplinario de Estudios de la Mujer

DOI:

https://doi.org/10.1590/rsp.v47i1.76580

Resumo

OBJETIVO: Analisar a experiência do aval ciudadano (reforço cidadão) no sistema de saúde mexicano na melhora dos serviços de saúde. MÉTODOS: Estudo de coorte qualitativo em oito estados mexicanos, em 2008. Foram avaliados diferentes aspectos do programa nacional para melhora de qualidade nos serviços de saúde. Compara-se a estratégia no México com outras experiências na América Latina. RESULTADOS: Foram expostos os avanços e problemas de funcionamento do aval ciudadano (reforço cidadão), figura que promove a participação social na saúde da população. CONCLUSÕES: O aval ciudadano (reforço cidadão) é uma figura com grande potencial para representar os usuários dos serviços de saúde e transmitir suas exigências de melhorias na qualidade da atenção médica.

Publicado

2013-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Nigenda-López, G. H., Juárez-Ramírez, C., Ruiz-Larios, J. A., & Herrera, C. M. (2013). Participação social e qualidade nos serviços de saúde: a experiência do aval ciudadano no México. Revista De Saúde Pública, 47(1), 44-51. https://doi.org/10.1590/rsp.v47i1.76580