Via, homem e veiculo: fatores de risco associados a gravidade dos acidentes de transito

Autores

  • Rosa Livia Freitas de Almeida Universidade Federal do Ceara; Faculdade de Medicina; Departamento de Saude Comunitaria
  • Jose Gomes Bezerra Filho Universidade Federal do Ceara; Faculdade de Medicina; Departamento de Saude Comunitaria
  • Jose Ueleres Braga Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Departamento de Medicina Interna
  • Francismeire Brasileiro Magalhaes Universidade de Fortaleza
  • Marinila Calderaro Munguba Macedo Universidade Federal do Ceara; Faculdade de Medicina do Cariri
  • Kellyanne Abreu Silva Universidade Federal do Ceara; Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.1590/rsp.v47i4.76604

Resumo

OBJETIVO Analisar as características das vítimas, vias e veículos envolvidos em acidentes de trânsito e os fatores de risco de acidentes com ocorrência de óbito.  MÉTODOS Estudo de coorte não concorrente considerando os acidentes de trânsito em Fortaleza, CE, de janeiro de 2004 a dezembro de 2008. Foram utilizados dados do Sistema de Informação de Acidente de Trânsito de Fortaleza, do Sistema de Informações de Mortalidade, do Sistema de Informações Hospitalares e dos bancos de dados de Habilitação e Veículos do Departamento Estadual de Trânsito. Técnicas de relacionamento determinístico e probabilístico foram aplicadas para integrar as bases de dados. Efetuou-se a análise descritiva das variáveis relativas às pessoas, às vias, aos veículos e ao tempo. Foram utilizados os modelos lineares generalizados na investigação de fatores de risco para óbito por acidente de trânsito. O ajuste do modelo foi verificado pela razão de verossimilhança e análise ROC.  RESULTADOS Registraram-se 118.830 acidentes no período. Predominaram colisão/abalroamento (78,1%), atropelamentos (11,9%) e choque com obstáculo fixo (3,9%) e com motocicletas (18,1%). Ocorreram óbitos em 1,4% dos acidentes. Estiveram independentemente associados ao óbito por acidente de trânsito: bicicletas (OR = 21,2; IC95% 16,1;27,8), atropelamentos (OR = 5,9; IC95% 3,7;9,2), choque com obstáculo fixo (OR = 5,7; IC95% 3,1;10,5) e acidentes com motociclistas (OR = 3,5; IC95% 2,6;4,6). Os principais fatores contribuintes foram envolvimento de uma única pessoa (OR = 6,6; IC95% 4,1;10,73), presença de condutores não habilitados (OR = 4,1; IC95% 2,9;5,5) um único veículo envolvido (OR = 3,9; IC95% 2,3;6,4), sexo masculino (OR = 2,5; IC95% 1,9;3,3), tráfego em vias de jurisdição federal (OR = 2,4; IC95% 1,8;3,7), horário madrugada (OR = 2,4; IC95% 1,8;3,0) e dia de domingo (OR = 1,7; IC95% 1,3;2,2), todas ajustadas segundo modelo log-binomial.  CONCLUSÕES As ações de promoção e prevenção de acidentes no trânsito devem focar os acidentes com veículos de duas rodas, que mais frequentemente envolvem uma única pessoa, não habilitada, do sexo masculino, em horários noturnos, em finais de semana e nas vias onde se desenvolvem maiores velocidades.

Publicado

2013-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Almeida, R. L. F. de, Bezerra Filho, J. G., Braga, J. U., Magalhaes, F. B., Macedo, M. C. M., & Silva, K. A. (2013). Via, homem e veiculo: fatores de risco associados a gravidade dos acidentes de transito. Revista De Saúde Pública, 47(4), 718-731. https://doi.org/10.1590/rsp.v47i4.76604