Avaliação da legibilidade de folhetos informativos e literacia em saúde
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000500019Palavras-chave:
Bulas para o Paciente, Bulas de Medicamentos, Alfabetização em Saúde, SAHLSA-50, Compreensão, Informação de Saúde ao ConsumidorResumo
OBJETIVO: O bom uso dos folhetos informativos dos medicamentos depende, entre outros fatores, da sua legibilidade e da literacia do utilizador, respectivamente a clareza em identificar letras, palavras e frases impressas e a capacidade em compreender e usar essa informação. O objetivo do estudo foi identificar a possível relação entre uma medida de literacia funcional em saúde e a legibilidade de um folheto de um medicamento anti-inflamatório não-esteróide, esta última avaliada pela diretriz Europeia específica. Numa amostra de 53 participantes, recrutados no ano de 2010 numa farmácia da região de Lisboa (Portugal) e que apresentavam literacia variável, não se encontrou relação entre o nível de literacia e os vários parâmetros de apreciação da qualidade e legibilidade de um folheto informativo.Downloads
Publicado
2012-10-01
Edição
Seção
Comunicação Breve
Como Citar
Cavaco, A., & Santos, A. L. (2012). Avaliação da legibilidade de folhetos informativos e literacia em saúde. Revista De Saúde Pública, 46(5), 918-922. https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000500019