Avaliação da legibilidade de folhetos informativos e literacia em saúde

Autores

  • Afonso Cavaco Universidade de Lisboa; Faculdade de Farmácia; Departamento de Sócio-Farmácia
  • Ana Lídia Santos Universidade de Lisboa; Faculdade de Farmácia; Programa de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000500019

Palavras-chave:

Bulas para o Paciente, Bulas de Medicamentos, Alfabetização em Saúde, SAHLSA-50, Compreensão, Informação de Saúde ao Consumidor

Resumo

OBJETIVO: O bom uso dos folhetos informativos dos medicamentos depende, entre outros fatores, da sua legibilidade e da literacia do utilizador, respectivamente a clareza em identificar letras, palavras e frases impressas e a capacidade em compreender e usar essa informação. O objetivo do estudo foi identificar a possível relação entre uma medida de literacia funcional em saúde e a legibilidade de um folheto de um medicamento anti-inflamatório não-esteróide, esta última avaliada pela diretriz Europeia específica. Numa amostra de 53 participantes, recrutados no ano de 2010 numa farmácia da região de Lisboa (Portugal) e que apresentavam literacia variável, não se encontrou relação entre o nível de literacia e os vários parâmetros de apreciação da qualidade e legibilidade de um folheto informativo.

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Publicado

2012-10-01

Edição

Seção

Comunicação Breve

Como Citar

Cavaco, A., & Santos, A. L. (2012). Avaliação da legibilidade de folhetos informativos e literacia em saúde. Revista De Saúde Pública, 46(5), 918-922. https://doi.org/10.1590/S0034-89102012000500019