Fatores associados à implantação de programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas

Autores/as

  • Ana Paula Dias Pereira Universidade Federal de São Paulo
  • Ângela Tavares Paes Universidade Federal de São Paulo
  • Zila M Sanchez Universidade Federal de São Paulo; Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas; Departamento de Medicina Preventiva

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1518-8787.2016050005819

Resumen

OBJETIVO Analisar se características dos dirigentes, das escolas e do currículo escolar estão associadas à implantação de programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas do ciclo fundamental II e médio. MÉTODOS Estudo transversal, com amostra aleatória sistemática de 263 dirigentes escolares. Os dados foram coletados nos anos de 2012 e 2013 por meio de um programa de envio de formulários pela internet. Aplicou-se questionário fechado, de autopreenchimento on-line. A análise estatística incluiu testes Qui-quadrado e modelos de regressão logística. A variável desfecho foi a presença de programa de prevenção ao uso de drogas inserido no cotidiano e no programa pedagógico da escola. As variáveis explicativas foram divididas em: dados demográficos do dirigente; características da escola e do currículo; educação em saúde; e consumo de drogas na escola. RESULTADOS Constatou-se que 42,5% (IC95% 36,1–49,1) das escolas avaliadas possuíam programa de prevenção ao uso de drogas. Com o modelo de regressão logística múltipla, observou-se que, a cada ano de atuação do dirigente na educação, a chance de a escola ter um programa aumentava em aproximadamente 4,0%. O fato de experimentar técnicas de ensino inovadoras também aumentou em cerca de seis vezes a chance de a escola desenvolver um programa de prevenção ao uso de drogas. As dificuldades na implantação dos programas foram mais presentes nas redes estadual e municipal, quando comparadas à rede privada, destacando-se: a falta de material didático, a falta de dinheiro e as demandas concorrentes para ensino de outras disciplinas. CONCLUSÕES A implantação de programas de prevenção ao uso de drogas no município de São Paulo está associada à experiência do dirigente escolar na educação e nas estratégias de ensino da escola.

Publicado

2016-01-01

Número

Sección

Original Articles

Cómo citar

Pereira, A. P. D., Paes, Ângela T., & Sanchez, Z. M. (2016). Fatores associados à implantação de programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas . Revista De Saúde Pública, 50, 44. https://doi.org/10.1590/S1518-8787.2016050005819