Produtivismo acadêmico: quando a demanda supera o tempo de trabalho

Autores/as

  • Talita da Silveira Campos Teixeira Universidade de São Paulo
  • Elaine Cristina Marqueze Universidade de São Paulo
  • Claudia Roberta de Castro Moreno Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054002288

Palabras clave:

Docentes, Universidades, Atividades Científicas e Tecnológicas, Sucesso Acadêmico, Eficiência Organizacional, Condições de Trabalho, Satisfação no Emprego, Saúde do Trabalhador

Resumen

OBJETIVOS: Avaliar a associação entre a percepção da pressão por publicações com a satisfação e o estresse no trabalho. MÉTODOS: Estudo transversal com 64 orientadores de pós-graduação de uma universidade pública da cidade de São Paulo. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário on-line que incluiu: dados sociodemográficos, laborais e de saúde; Escala de Satisfação no Trabalho do Occupational Stress Indicator e modelo Desequilíbrio Esforço-Recompensa (DER). Para avaliar a percepção da pressão por publicação foi criada uma escala numérica na qual o orientador deveria atribuir uma nota de 0 a 10 para o quanto se sentia pressionado a publicar seus trabalhos (sendo 0 nenhuma pressão e 10 muita pressão). Posteriormente, foi utilizado o modelo linear generalizado para testar os fatores associados à alta percepção de pressão para publicação, ajustado pelo tempo de trabalho, função de gestão acadêmica e bolsa produtividade. RESULTADOS: Maiores proporções da percepção de elevada pressão para publicação foram encontradas entre orientadores que já haviam trabalhado em instituição de ensino superior, que realizavam parte do trabalho em casa e que apresentavam estresse laboral. Associou-se essa percepção a um maior esforço e comprometimento excessivo no trabalho, bem como a um maior desequilíbrio entre o esforço empregado e a recompensa recebida no trabalho. CONCLUSÕES: Os achados desta pesquisa sugerem que a organização do trabalho e a saúde mental dos trabalhadores estejam inter-relacionados: quanto maior a percepção de pressão por publicação maior o estresse. No entanto, esse resultado parece não se refletir na satisfação (ou insatisfação) do trabalho. O prolongamento aparentemente deliberado das horas de trabalho oculta a precarização e intensificação do trabalho a que os professores têm sido submetidos nos últimos anos pelas políticas públicas que mercantilizam a educação no Brasil.

Biografía del autor/a

  • Talita da Silveira Campos Teixeira, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. São Paulo, SP, Brasil

  • Elaine Cristina Marqueze, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade. São Paulo, SP, Brasil
    Universidade Católica de Santos. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Departamento de
    Epidemiologia. Santos, SP, Brasil

  • Claudia Roberta de Castro Moreno, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade. São Paulo, SP, Brasil
    Stockholm University. Stress Research Institute. Department of Psychology. Stockholm, Sweden

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Publicado

2020-12-15

Número

Sección

Artigos Originais

Cómo citar

Teixeira, T. da S. C., Marqueze, E. C., & Moreno, C. R. de C. (2020). Produtivismo acadêmico: quando a demanda supera o tempo de trabalho. Revista De Saúde Pública, 54, 117. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054002288