A satisfação do usuário em hospital universitário
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-89101991000100009Palabras clave:
Satisfação do paciente, Hospitais universitários, Estudos de avaliaçãoResumen
São apresentados resultados de uma pesquisa exploratória da satisfação/insatisfação de 158 pacientes que recorreram a um Hospital Universitário (HUPE) para consulta inicial. As entrevistas foram feitas por alunos do primeiro ano, como parte de projeto de inserção precoce do mesmo com a prática médica, acompanhando pacientes como observadores. Foi utilizado questionário que cobriu os vários aspectos do problema: variáveis sócio-demográficas, arte do cuidado, resolutividade da consulta médica, sugestões de melhoria dos serviços. Tanto alunos/observadores como os usuários conseguiram perceber com precisão os problemas do processo do atendimento (recepção, matrícula, consulta, enfermagem, serviço social, farmácia, exames complementares) mas houve divergência de opinião entre vários aspectos da satisfação/insatisfação entre alunos e usuários, provavelmente devido às origens sociais diferentes e expectativas diversas.Descargas
Publicado
1991-02-01
Número
Sección
Artigos Originais
Cómo citar
Lemme, A. C., Noronha, G., & Resende, J. B. (1991). A satisfação do usuário em hospital universitário . Revista De Saúde Pública, 25(1), 41-46. https://doi.org/10.1590/S0034-89101991000100009