Conhecimento e uso da medicina alternativa entre alunos e professores de primeiro grau

Autores/as

  • Marilena Gomes dos Santos FIOCRUZ; Centro de Pesquisas René Rachou
  • Ângela Guimarães Pinto Dias FIOCRUZ; Centro de Pesquisas René Rachou
  • Marcelo Moreira Martins FIOCRUZ; Centro de Pesquisas René Rachou

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101995000300010

Palabras clave:

Conhecimentos^i1^satitudes e prát, Medicina alternativa, Educação em saúde, Saúde escolar

Resumen

Como parte de um Projeto de Educação em Saúde, investigou-se o conhecimento e como são utilizadas as práticas populares de cura, de modo a desenvolver e ampliar na escola, as possibilidades já existentes de discussão crítica e construtiva dentro do programa de saúde. Espera-se com isso poder resgatar saberes e valorizar esse conhecimento não sistematizado, presente na prática das populações ainda de forma marginalizada e controvertida. Foram aplicados questionários entre 110 professores e 162 alunos das 1ª à 4ª séries do 1° grau de quatro escolas (P.L.S.L., P.H.A., P.A.M.M. e A.M.G.) da periferia de Belo Horizonte. Sendo que, as questões apresentadas foram respondidas somente por 105 docentes. Vinte e três (32,4%) (entre 71 (67,6%)) acreditam em dons especiais de cura; dos 105 (95,4%) que responderam sobre se acham que certas doenças podem ser tratadas com remédios caseiros, somente 69 (65,7%) acreditam que sim; 54 (78,3%) dentre esses, associaram a cura da doença com a planta medicinal e 15 (21,7%) indicam o remédio sem associação com a doença; 36 (34,3%) professores citaram a doença sem relacionar as ervas medicinais. Já, 101 (62,3%) alunos acreditam que os remédios caseiros são positivos para algumas doenças. Entre os alunos e professores foram mencionadas doenças diversas, sintomas e órgãos que podem ser curados por plantas medicinais, rezas ou benzedeiras. Um pouco mais de 50% dos dois grupos de alunos (1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries) vivem entre famílias que procuram benzedeiras como alternativa de cura. Foram indicadas pelos professores e alunos mais de 50 plantas ou composições de partes de plantas. Conclui-se, que a medicina alternativa é conhecida e utilizada pela amostra estudada.

Publicado

1995-06-01

Número

Sección

Artigos Originais

Cómo citar

Santos, M. G. dos, Dias, Ângela G. P., & Martins, M. M. (1995). Conhecimento e uso da medicina alternativa entre alunos e professores de primeiro grau . Revista De Saúde Pública, 29(3), 221-227. https://doi.org/10.1590/S0034-89101995000300010