O enfoque problematizador na formação de profissionais da saúde

Autores/as

  • Nildo Batista Universidade Federal de São Paulo; Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde
  • Sylvia Helena Batista Universidade Federal de São Paulo; Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde
  • Paulete Goldenberg Universidade Federal de São Paulo; Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde
  • Otília Seiffert Universidade Federal de São Paulo; Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde
  • Maria Cecília Sonzogno Universidade Federal de São Paulo; Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102005000200014

Palabras clave:

Ocupações em saúde^i1^seduca, Aprendizagem baseada em problemas, Educação em saúde, Capacitação

Resumen

OBJETIVO: Discutir o enfoque problematizador para formação de profissionais de saúde que possam atuar tanto na docência como nas práticas educativas nos serviços e comunidade. MÉTODOS: Descrição analítica de experiência formativa problematizadora em nível de especialização desenvolvida em instituição de ensino superior no campo da saúde, focalizando-se três perspectivas de análise: a construção do curso, o aluno como centro do processo de aprendizagem e o papel docente. RESULTADO: O enfoque problematizador mobilizou os especializandos em seus processos de aprendizagem, estabelecendo-se movimentos de motivação, desenvolvimento de lideranças e trabalho em grupo, traduzidos em trabalhos escritos, seminários e elaboração de portfólio. O processo avaliativo dessas experiências pressupõe práticas fundadas que articulem os olhares dos sujeitos envolvidos: auto-avaliação e heteroavaliação. O impacto dessa metodologia, no que se refere às práticas docentes, demanda aprofundamento sobre teorias educacionais que respaldem os princípios da aprendizagem significativa, da função docente mediadora e da pesquisa como princípio educativo. CONCLUSÕES: O enfoque problematizador apresenta-se como resposta inovadora frente a desafios presentes na formação de profissionais da saúde. Seu potencial é reconhecido, ressaltando que inovações educacionais se caracterizam por provocar rupturas com o consolidado e instauram modos distintos de responder às demandas que se apresentam num determinado momento. Foram identificados os nós críticos, destacando-se o risco de tomá-las como instrumentos técnicos, desvinculados de um projeto político-pedagógico. Experiências e análises inspiradas nos pressupostos problematizadores precisam ser partilhadas, viabilizando a produção de um conhecimento que fortaleça a transformação das práticas educativas em saúde.

Publicado

2005-04-01

Número

Sección

Original Articles

Cómo citar

Batista, N., Batista, S. H., Goldenberg, P., Seiffert, O., & Sonzogno, M. C. (2005). O enfoque problematizador na formação de profissionais da saúde . Revista De Saúde Pública, 39(2), 231-237. https://doi.org/10.1590/S0034-89102005000200014