Qualidade no desempenho de técnicas dos trabalhadores de enfermagem de nível médio

Autores/as

  • Marina Peduzzi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Maria Luiza Anselmi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Geral e Especializada
  • Ivan França Junior Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Saúde Materno-Infantil
  • Claudia Benedita dos Santos Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102006000600014

Palabras clave:

Auxiliares de enfermagem^i1^seduca, Recursos humanos de enfermagem no hospital, Qualificação profissional, Qualidade da assistência à saúde, Educação em enfermagem

Resumen

OBJETIVO: Analisar a qualidade da assistência de enfermagem prestada nas técnicas de inalação, punção venosa e medicação intramuscular, no contexto da qualificação profissional de trabalhadores de enfermagem de nível médio. MÉTODOS: Estudo transversal, realizado em duas fases (outubro e dezembro de 2001 e 2002), em três serviços hospitalares no Estado da Bahia, com trabalhadores de enfermagem (atendentes, auxiliares e técnicos). Os dados foram coletados por meio de observação direta da execução de técnicas e análise dos valores medianos do desempenho. A amostragem foi feita por conveniência e estratificada por categoria profissional e unidade de trabalho. RESULTADOS: Observou-se mudança positiva ou manutenção da qualidade do desempenho na técnica de inalação, com escore mediano global igual ou maior que 70%. Na punção venosa e medicação intramuscular, houve mudanças negativas nos escores medianos. A análise das diferenças das técnicas mostrou melhor desempenho no núcleo duro e pior no de comunicação. A equipe de enfermagem do serviço 1, que dispõe de melhores condições de trabalho, apresentou melhor desempenho e, a do serviço 2, com as piores condições de trabalho, pior desempenho. CONCLUSÕES: Processos educativos de trabalhadores de enfermagem implementados isoladamente per se em contextos de trabalho precários não são capazes de imprimir mudanças positivas na qualidade do desempenho profissional.

Publicado

2006-10-01

Número

Sección

Artigos Originais

Cómo citar

Peduzzi, M., Anselmi, M. L., França Junior, I., & Santos, C. B. dos. (2006). Qualidade no desempenho de técnicas dos trabalhadores de enfermagem de nível médio . Revista De Saúde Pública, 40(5), 843-850. https://doi.org/10.1590/S0034-89102006000600014