Pesquisa de compra de bebidas alcoólicas por adolescentes em duas cidades do Estado de São Paulo

Autores/as

  • Marcos Romano Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Psiquiatria; Unidade de pesquisa em álcool e outras drogas
  • Sérgio Duailibi Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Psiquiatria; Unidade de pesquisa em álcool e outras drogas
  • Ilana Pinsky Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Psiquiatria; Unidade de pesquisa em álcool e outras drogas
  • Ronaldo Laranjeira Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Psiquiatria; Unidade de pesquisa em álcool e outras drogas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102007000400001

Palabras clave:

Comportamento do adolescente, Consumo de bebidas alcoólicas^i1^slegislação e jurisprudên, Comercialização de produtos, Meio social, Facilitação social, Brasil

Resumen

OBJETIVO: O consumo de álcool é um problema de saúde pública. A disponibilidade comercial é um importante fator no estímulo ao consumo de álcool por adolescentes. O objetivo do estudo foi verificar com que freqüência menores de 18 anos conseguem comprar bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais. MÉTODOS: Adolescentes com idades entre 13 e 17 anos tentaram comprar bebidas alcoólicas em uma amostra aleatória de estabelecimentos comerciais em Paulínia (N=108) e Diadema (N=426), no Estado de São Paulo. O estudo foi realizado em novembro e dezembro de 2003 em Paulínia e de julho de 2004 a agosto de 2005 em Diadema. Eles foram orientados a não mentir sobre sua idade quando questionados e a dizer que a bebida era para consumo próprio. Os testes estatísticos realizados foram bi-caudais e o nível de significância considerado foi de p<0,05. RESULTADOS: Adolescentes abaixo da idade mínima legal conseguiram comprar bebidas alcoólicas em uma primeira tentativa em 85,2% dos locais testados em Paulínia e em 82,4% em Diadema. Os adolescentes compraram bebidas alcoólicas com a mesma facilidade em todos os estabelecimentos pesquisados. CONCLUSÕES: Os dados mostraram uma quase unânime facilidade de obtenção de bebidas alcoólicas, sugerindo a relevância do problema nestas cidades (e provavelmente no Brasil). Ressalta-se a importância da adoção de políticas específicas para esta faixa etária, no sentido de reduzir o consumo de álcool.

Publicado

2007-08-01

Número

Sección

Artigos Originais

Cómo citar

Romano, M., Duailibi, S., Pinsky, I., & Laranjeira, R. (2007). Pesquisa de compra de bebidas alcoólicas por adolescentes em duas cidades do Estado de São Paulo . Revista De Saúde Pública, 41(4), 495-501. https://doi.org/10.1590/S0034-89102007000400001