O ensino de contrôle da fertilidade e de problemas populacionais em escolas médicas brasileiras

Autores/as

  • João Yunes USP; Faculdade de Medicina; Grupo de Pediatria Social

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101970000100012

Resumen

Foi realizada em 1967 uma pesquisa sôbre o ensino do contrôle da fertilidade e de problemas populacionais em 42 escolas médicas brasileiras. Verificou-se, que das 22 escolas médicas que responderam ao questionário, 14 ensinavam o contrôle da fertilidade e 6 expressaram interêsse em iniciar tal ensino. Grande interêsse foi demonstrado nos aspectos sociais e demográficos e grande ênfase foi dada para a indicação do contrôle da fertilidade nos casos de "enfermidade ou agravamentos físicos", assim como para "problemas psiquiátricos". A viabilidade de clinicas para o ensino aos estudantes de medicina em técnicas contraceptivas foi em geral muito baixa. O uso de pílulas anovulatórias e o método do ritmo foram os contraceptivos preferidos para o ensino.

Publicado

1970-06-01

Número

Sección

Artigos Originais

Cómo citar

Yunes, J. (1970). O ensino de contrôle da fertilidade e de problemas populacionais em escolas médicas brasileiras . Revista De Saúde Pública, 4(1), 79-84. https://doi.org/10.1590/S0034-89101970000100012