Mapeamento de cursos e programas de formação em saúde pública oferecidos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2023057005205Palavras-chave:
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Educação Profissional em Saúde Pública, Saúde Pública, BrasilResumo
OBJETIVO: Mapear as ofertas formativas em saúde pública no Brasil e identificar, em seus currículos e planos de estudo, as aproximações entre as competências e habilidades neles desenvolvidas e as funções essenciais de saúde pública. MÉTODOS: Estudo descritivo, exploratório, baseado em levantamento e análise de informações disponíveis nos sites de instituições formadoras que ofertam cursos e programas de formação em saúde pública, no Brasil. Os dados foram levantados no âmbito do I Mapeo de Cursos y Programas de Formación en Salud Pública de América Latina. RESULTADOS: Foram identificados 1.222 cursos e programas de formação em saúde pública oferecidos no país, com distribuição desigual no território, porém com ocorrência em todas as unidades da federação. Os resultados desvelaram um conjunto de desafios à formação de sanitaristas, organizados em torno do distanciamento entre as ofertas e as demandas formativas em saúde pública (distribuição desigual de cursos, concentração de capacidades formativas nas capitais e em determinadas regiões, entre outros) e do distanciamento entre teorias e práticas formativas (baixa vinculação das competências desenvolvidas com as funções essenciais de saúde pública, predomínio da lógica disciplinar orientada por núcleos de competência profissional, entre outros). CONCLUSÕES: A superação desses desafios requer esforços estruturais, políticos e de apropriação tecnológica, ampliando o acesso dos atores da prática a uma formação vinculada com as demandas dos serviços e programas de saúde no país.
Referências
López-Ríos JM, Molina-Berrío DP, Peñaranda-Correa F. Visibilidad y tendencias teóricas de la educación para la salud en cuatro países de América Latina, 2003-2013. Rev Gerencia Políticas Salud. 2018;17(35):1-12. https://doi.org/10.11144/javeriana.rgps17-35.vtte
Castilla H MA, Guerra B MF, Villadiego P EM. Salud Pública: un campo de confrontación del paradigma disciplinar y transdisciplinar. Avances Salud. 2018; 2(2): 48-57. https://doi.org/10.21897/25394622.1457
García Hernández H. Repensando la educación en salud pública: la salud colectiva como medio para alcanzar la soberanía en salud en América Latina. Salud Problema. Segunda Época. 2020;14(28):88-97.
Ferla AA, Rocha CM. (orgs.). Cadernos da saúde coletiva: inovações na formação de sanitaristas. Porto Alegre: Rede Unida; 2013.
Matos C, Pinto IC, Nunes TC. Implantação da acreditação pedagógica de cursos lato sensu em Saúde Pública no Brasil: desafios e perspectivas. Saúde Debate. 2019;43(1):40-9. https://doi.org/10.1590/0103-11042019s103
Franco-Giraldo A. La salud pública en discusión. Rev Fac Nac Salud Publica. 2019;37(1):15-28.
Engstrom EM, Motta JI, Venâncio SA. A formação de profissionais na pós-graduação em saúde pública e atenção primária à saúde no município do Rio de Janeiro, Brasil. Cien Saúde Colet. 2016 May;21(5):1461-70. https://doi.org/10.1590/1413-81232015215.00632016
Santos AL, Manzano M, Krein A. Heterogeneidade da distribuição dos profissionais de saúde no Brasil e a pandemia Covid-19. Cad Desenvolv. 2021;16(28):197-219.
Peñaranda-Correa F, López Ríos JM, Molina Berrío DP. La educación para la salud en la salud pública: un análisis pedagógico. Hacia Promoc Salud. 2017;22(1):123-33. https://doi.org/10.17151/hpsal.2017.22.1.10
Bettcher DW, Sapirie S, Goon EH. Essential public health functions: results of the international Delphi study. World Health Stat Q. 1998;51(1):44-54.
Organización Panamericana de la Salud. Las funciones esenciales de la salud pública en las Américas: una renovación para el siglo XXI: marco conceptual y descripción. Washington, DC: Organización Panamericana de la Salud; 2020 [citado 7 nov 2022]. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/53125/9789275322659_spa.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Peres F, Blanco-Centurión MP, Silva JM, Brandão AL. Mapeo de la Formación en Salud Pública en América Latina: perspectivas para las instituciones formadoras. Rev Panam Salud Publica. En prensa 2022.
Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2015.
Novaes HM, Soárez PC. A Avaliação das tecnologias em saúde: origem, desenvolvimento e desafios atuais: panorama internacional e Brasil. Cad Saúde Pública. 2020 Sep;36(9):e00006820. https://doi.org/10.1590/0102-311x00006820
França T, Magnago C, Belisário SA. Diagnóstico situacional das Escolas de Saúde Pública da rede SUS. Gestão Trab Educ Saúde. 2021;1(1):170-188. https://doi.org/10.37885/210303433
Diniz TM, Paula RC, Moura-Villela EF. Interprofissionalidade e trabalho em equipe: Uma (re) construção necessária durante o processo de formação em saúde. New Trends Qual Res. 2022;13:e688. https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e688
Albuquerque O, Conceição MH, Melis MF, Albuquerque F, Berbel N, Rodrigues C. O uso de tecnologia educacional e social na formação de sanitarista. New Trends Qual Res. 2020;3(1):808-21. https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.808-821
Garcia MR. A implementação do modelo de formação multiprofissional no programa de ensino da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca [Tese de Doutorado]. Rio de Janeiro: Ensp/Fiocruz; 2020.
Silva VO, Pinto IC. Identidade do sanitarista no Brasil: percepções de estudantes e egressos de cursos de graduação em Saúde Pública/Coletiva. Interface Comunicacao Saude Educ. 2018;22(65):539-50. https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0825
Silva VO, Pinto IC, Teixeira CF. Identidade profissional e movimentos de emprego de egressos dos cursos de graduação em Saúde Coletiva. Saúde Debate. 2018;42(119):799-808. https://doi.org/10.1590/0103-1104201811901
Hernández-Aguado I, García AM. ¿Será mejor la salud pública tras la COVID-19? Gac Sanit. 2021;35(1):1-2. https://doi.org/10.1016/j.gaceta.2020.06.004
Montenegro-Martínez G. Los propósitos de la educación en salud pública. Rev Fac Nac Salud Publica. 2019;37(2):67-74. https://doi.org/10.17533/udea.rfnsp.v37n2a08
Feo O. Las políticas neoliberales y su impacto sobre la formación en salud pública. Med Soc. 2008;3(4):275-84.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Frederico Peres, Maria Pasionaria Blanco Centurión, Juliana Monteiro Bastos da Silva, Ana Laura Brandão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Números do Financiamento Projeto ENSP-18-FIO-20