Objetivos operacionais e eficiência da aprendizagem

Autores

  • João Alvécio Sossai USP; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Prática de Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101977000200001

Palavras-chave:

Ensino^i1^sobjetivos educacion, Ensino^i1^sobjetivos operacion, Aprendizagem

Resumo

Foi verificado em que medida a aprendizagem pode ser significativamente influenciada pela informação aos estudantes antes do ensino, sobre o que é esperado deles como resultado do ensino. Os sujeitos que participaram deste estudo eram alunos de 4 classes de 5ª série do 1º Grau. Dos 140 sujeitos, 69 de duas classes constituiram o grupo experimental (GE) e 71 de duas outras classes constituiram o grupo de controle (GC). Os sujeitos do GE receberam objetivos operacionais redigidos claramente enquanto que os do GC não receberam nenhuma informação sobre objetivos. Foram comparados os GE e GC como um todo, os GE e GC de nível socio-econômico alto e baixo, os GE e GC com notas altas e baixas, levando em conta, de um lado, mudanças em conhecimentos, atitudes e práticas e, de outro, mudanças apenas em conhecimentos. Embora os GE apresentaram consistentemente maior aprendizagem do que os GC, os resultados não foram conclusivos. Quando se comparou os diferentes grupos, observou-se que diferenças significativas na aprendizagem ocorreram em alguns, mas distribuídas ao acaso.

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Publicado

1977-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Sossai, J. A. (1977). Objetivos operacionais e eficiência da aprendizagem . Revista De Saúde Pública, 11(2), 157-169. https://doi.org/10.1590/S0034-89101977000200001