Alguns dados sobre o comportamento parasitológico das linhagens humana e silvestre do Schistosoma mansoni, no Vale do Rio Paraíba do Sul, SP (Brasil)

Autores

  • Othon de Carvalho Bastos Universidade do Maranhão
  • Luiz Augusto Magalhães Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Biologia
  • Humberto de Araújo Rangel Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Biologia
  • Aquiles Eugênico Piedrabuena Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Biologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101978000200011

Palavras-chave:

Schistosoma mansoni, Roedores, Biomphalaria tenagophila

Resumo

Verificou-se ser elevada a percentagem de animais parasitados por S. mansoni em roedores silvestres, de diferentes gêneros e espécies, capturados no Vale do Rio Paraíba do Sul, SP, Brasil onde se encontram com freqüência, casos humanos de esquistossomose mansônica. A partir de fígados de roedores naturalmente infectados foram obtidos miracídios para o isolamento da linhagem silvestre (S). Para o isolamento da linhagem humana (H), foram utilizados miracídios procedentes de fezes de doentes comprovadamente autóctones do Vale do Rio Paraíba. Estudou-se, comparativamente, o comportamento das duas linhagens em B. tenagophila que é o hospedeiro intermediário natural na região e em camundongo albino, utilizado como hospedeiro definitivo. Verificou-se que: a taxa de mortalidade de B. tenagophila infectadas com a linhagem "S" não é, estatisticamente, diferente da dos moluscos utilizados para controle; é significativa a diferença entre a taxa de mortalidade verificada nos moluscos infectados com a linhagem "S" e com a linhagem "H", a qual é consideravelmente maior nos moluscos infectados com a linhagem "H"; nos camundongos infectados com a linhagem "H" verificou-se ser significativo o coeficiente de correlação entre o número de granulomas hepáticos e o de trematódeos adultos; nos camundongos infectados com a linhagem ''S" não houve possibilidade do estabelecimento de tal correleção.

Downloads

Publicado

1978-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Bastos, O. de C., Magalhães, L. A., Rangel, H. de A., & Piedrabuena, A. E. (1978). Alguns dados sobre o comportamento parasitológico das linhagens humana e silvestre do Schistosoma mansoni, no Vale do Rio Paraíba do Sul, SP (Brasil) . Revista De Saúde Pública, 12(2), 184-199. https://doi.org/10.1590/S0034-89101978000200011