Efeito de ação educativa participativa no conhecimento de professores do ensino básico sobre malária

Autores

  • Martha Cecilia Suárez-Mutis Fundação Oswaldo Cruz; Instituto Oswaldo Cruz; Laboratório de Doenças Parasitárias
  • José Rodrigues Coura Fundação Oswaldo Cruz; Instituto Oswaldo Cruz; Laboratório de Doenças Parasitárias
  • Cristiano Lara Massara Fiocruz; Centro de Pesquisas René Rachou; Laboratório de Helmintoses Intestinais
  • Virginia Torres Schall Fiocruz; Centro de Pesquisas René Rachou; Laboratório de Educação em Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102011005000060

Palavras-chave:

Docentes, Ensino^i1^srecursos huma, Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação em Saúde, Malária^i1^sprevenção & contr

Resumo

OBJETIVO: Descrever uma estratégia educativa participativa de construção de conhecimentos relacionados à malária entre professores em um município altamente endêmico. MÉTODOS: Foi feito um estudo observacional. Um curso de 40 horas foi realizado sob enfoque multidisciplinar e problematizador para 46 professores, prioritariamente da área rural, no município de Barcelos, AM, em 2008. O processo educativo participativo incluiu oficinas e aulas práticas. Para investigar os conhecimentos, aplicou-se um questionário previamente validado, antes e após o curso, avaliado por abordagens quantitativa e qualitativa usando a análise temática para respostas abertas. RESULTADOS: Previamente ao curso, os professores tinham pouca informação sobre os mecanismos de transmissão, meios de prevenção e a associação da malária aos seus vetores, bem como conceitos restritos sobre saúde. Após o curso, não somente aumentou o conhecimento dos professores sobre a malária como também emergiram reflexões sobre o papel do professor na sociedade. CONCLUSÕES: O efeito da ação educativa na construção de um saber contextualizado sobre malária e saúde indica o potencial da estratégia desenvolvida. Processos de educação permanente são necessários à sustentabilidade dos novos saberes e práticas, orientados pela promoção da saúde.

Publicado

2011-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Suárez-Mutis, M. C., Coura, J. R., Massara, C. L., & Schall, V. T. (2011). Efeito de ação educativa participativa no conhecimento de professores do ensino básico sobre malária . Revista De Saúde Pública, 45(5), 931-937. https://doi.org/10.1590/S0034-89102011005000060