Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Turismo em Análise (RTA) é um periódico dedicado à divulgação do conhecimento científico na área do Turismo. O Turismo é compreendido como um fenômeno complexo, sendo crucial para o avanço do conhecimento entender suas interfaces com outras áreas e promover perspectivas interdisciplinares. A RTA publica artigos de pesquisa ou ensaios originais alinhados com sua orientação temática e seu caráter científico. Eventualmente, são aceitos relatos, entrevistas e resenhas de interesse à comunidade científica, abordando o Turismo em sua essência e estimulando uma visão crítica da produção do conhecimento na área. Em termos geográficos, o interesse da RTA é global, com ênfase especial no Brasil e na América Latina.

Missão: divulgar produção científica de qualidade que estude de forma crítica e construtiva o turismo como fenômeno inter e multidisciplinar, incluindo-se áreas afins como hospitalidade, lazer, gastronomia.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos recebidos pela RTA passam inicialmente por uma revisão de admissão (desk review). Nessa etapa, os editores avaliam: (1) se o trabalho está alinhado com o Foco e Escopo da revista e (2) se as Diretrizes para Autores foram seguidas. Os artigos aprovados nessa primeira fase são então submetidos à avaliação de mérito pelo sistema de double blind review, podendo resultar em aprovação, exigência de correções ou reprovação do manuscrito. A decisão final sobre a publicação do trabalho é de responsabilidade do editor-chefe, com base nos pareceres dos editores-adjuntos e consultores ad hoc.

Periodicidade

Fluxo contínuo de publicação em volume anual. 

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público promove uma maior democratização mundial do conhecimento.  

Fontes de Indexação

  • DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • EBSCO – Electronic Journals Service
  • LATINDEX – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • REDIB – Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
  • SPELL – Scientific Periodicals Electronic Library
  • ULRICH’S – Global Serials Directory
  • WORLDCAT - OCLC Public Affairs Information Service

Copyright

Esta revista proporciona acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público promove uma maior democratização mundial do conhecimento:

1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International, que permite apenas uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, sujeito às normas de padronização adotadas pela RTA.

2. A revista pode solicitar a transferência de direitos autorais, permitindo o uso do trabalho para fins não comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagas, sem a obrigação de repassar os valores cobrados aos autores.

3. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RTA.

4. A revista Turismo em Análise não cobra taxas de submissão ou publicação dos autores.

Ética Editorial

 A RTA fundamenta suas ações editoriais nos seguintes documentos de referência que norteiam a ética na publicação científica.

Guia de Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas da COPE.

Guia de boas práticas científicas da Universidade de São Paulo (USP).

Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa (DORA).

Sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) nas publicações

A RTA adota os posicionamentos do COPE referentes ao uso de ferramentas de IA nos textos submetidos e publicados pela revista (declaração de posição sobre IA). A RTA esclarece que:

  • Ferramentas de IA, por serem entidades não-legais, não podem ser consideradas como autores, incluindo conflitos de interesse, licenciamento e direitos autorais, e, portanto, não podem ser responsabilizadas pelo conteúdo publicado.
  • Autores que empregarem ferramentas de IA na criação de imagens, textos ou outros conteúdos devem especificar, no corpo do texto (preferencialmente nas seções de métodos e materiais), a ferramenta utilizada e o modo como foi aplicada.
  • Os autores mantêm total responsabilidade pelo conteúdo de suas publicações e por quaisquer violações éticas que possam ocorrer, mesmo que parte do conteúdo seja derivada do uso de IA. Assim, é dever dos autores assegurar que as produções de IA estejam em conformidade com as normas éticas da RTA.

Política Antiplágio

Comprometida com a publicação de trabalhos inéditos, com o referenciamento correto das citações, com o vínculo real dos autores na concepção dos manuscritos e com a coibição de plágio, autoplágio ou reciclagem de texto, a RTA checa, por meio do Similarity Check Crossref iThenticate, o percentual de similaridade de determinado texto em relação a uma extensa base de dados (SimilarityCheck) e também solicita declaração dos autores sobre o ineditismo do manuscrito para evitar dupla publicação.

Arquivamento

Todos os manuscritos submetidos à RTA são arquivados pela licença CLOCKSS.

Autoria

De acordo com as recomendações dadas pelos indexadores de periódicos, serão respeitados os limites de trabalhos de autores vinculados à Universidade de São Paulo (USP).

A cada ano, não serão publicados mais de um trabalho do mesmo autor.

Responsabilidade sobre o conteúdo

Nenhuma das organizações ou indivíduos envolvidos nos conselhos, comitês ou no processo de editoração e gestão da revista assume responsabilidade pelo conteúdo dos artigos. Essa responsabilidade recai exclusivamente sobre os autores dos respectivos textos. Todos os autores devem ter participado ativamente na elaboração dos artigos, de modo a assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação como autor deve envolver: a) concepção e delineamento ou análise e interpretação dos dados, b) redação do artigo ou revisão crítica, e c) aprovação da versão a ser publicada.

Sponsors

Agradecemos o apoio financeiro da Comissão de Credenciamento da USP para a inclusão da RTA no Portal de Periódicos da USP.

Fontes de Apoio

  • Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP vinculado à  Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP).

  • Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo (CRP) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP)

  • Programa de Pós-graduação em Turismo da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP).

Histórico do periódico

A Revista Turismo em Análise (RTA) é editada de forma ininterrupta desde 1990 pelo Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Em 2007, tornou-se digital (ISSN 1984-4867), com periodicidade quadrimestral, acesso livre e gratuito, eliminando sua versão impressa (ISSN 0103-5541) por meio de uma parceria entre o Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo (CRP-ECA-USP) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). A gestão editorial atualmente utiliza a plataforma digital SEER (Serviço de Eletrônico de Editoração de Revistas), assegurando transparência e universalidade de acesso a leitores e autores, facilitando o intercâmbio entre instituições nacionais e internacionais. A RTA foi pioneira como publicação científica específica de turismo editada no Brasil, mantendo como missão a disseminação de pesquisas, experiências científicas e estudos inéditos e relevantes desenvolvidos por docentes, pesquisadores e profissionais nas áreas de Turismo, Lazer e Hospitalidade, contribuindo para valorizar e difundir o conhecimento científico em turismo entre acadêmicos e a sociedade em geral.