Avaliação de Políticas Públicas de Turismo: Aspectos Metodológicos e os Resultados da Avaliação do PRODETUR em Parnamirim/RN (2005-2012)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i2p451-474Palavras-chave:
Metodologia, Avaliação, Indicadores, Políticas Públicas, PRODETURResumo
O presente trabalho evidencia os principais resultados obtidos com uma dissertação de mestrado que avaliou o PRODETUR – Programa de Desenvolvimento do Turismo – em um município do Rio Grande do Norte, Parnamirim. Neste sentido, objetiva-se mostrar como foi o processo de construção da metodologia de avaliação do programa, baseada em uma articulação da literatura de avaliação de políticas públicas com os direcionamentos do desenvolvimento como liberdade, do autor indiano Amartya Sen. Como conclusões da pesquisa, ressaltamos que o PRODETUR gera alguns elementos que podem contribuir para o desenvolvimento de Parnamirim-RN. No entanto, esses estão aquém das reais possibilidades, uma vez que os resultados do programa poderiam ter sido mais substanciais. Nesta perspectiva, destacamos que o fortalecimento da gestão pública e a mobilização da população local são elementos imprescindíveis para maior efetividade do PRODETUR nas próximas etapas. Ressaltamos ainda, que a obtenção desses resultados com a avaliação do programa em Parnamirim, só foram possíveis devido à utilização de uma abordagem do desenvolvimento e de avaliação de políticas públicas em que os fatores qualitativos preponderam sobre os quantitativos, evidenciando, que uma avaliação baseada apenas em aspectos econômicos seria insuficiente para aferir de fato quais os resultados que um programa dessa magnitude ocasiona em um determinado local.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.