Os Produtos Turísticos de Curitiba, PR, Brasil na Perspectiva de Gestores de Agências de Turismo Receptivo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p568-595Palavras-chave:
Agências de turismo receptivo, Produto turístico, Criatividade e inovação, Experiência e emoção, Curitiba, PR, BrasilResumo
As agências de turismo são responsáveis pela comercialização de produtos e serviços turísticos. No mercado receptivo, as agências são especializadas em oferecer serviços e produtos para o turista conhecer o destino, com diversas opções de roteiros para atrativos locais e regionais. O apoio e a assistência do guia de turismo durante os passeios são aspectos fundamentais para atender às motivações dos turistas. A inovação e a criatividade, bem como a experiência e a perspectiva emocional, são elementos essenciais na conformação de produtos turísticos que busquem a satisfação do cliente e a competitividade no mercado. O objetivo deste estudo foi analisar os produtos comercializados pelas agências de turismo receptivo localizadas em Curitiba, PR, Brasil, a partir de dados relacionados a criatividade, inovação, experiência e emoção, na percepção dos gestores das agências. Foram empregadas metodologia qualitativa, com revisão bibliográfica e documental relacionada à temática proposta, e uso de conceitos teóricos para definição dos indicadores utilizados nas entrevistas semiestruturadas, realizadas em profundidade com os gestores das principais agências de turismo receptivo atuantes na cidade. Os resultados demonstraram que os passeios mais vendidos não são os mais criativos e inovadores, e também não permitem vivenciar as diferentes dimensões das experiências e emoções. No entanto, a maioria das agências relaciona o produto mais comercializado com uma experiência de qualidade, buscando a satisfação do turista e a qualidade da visitação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.