Competitividade de Destinos Turísticos na Visão da Demanda: introdução de um novo método de avaliação

Autores

  • Edar da Silva Añaña Universidade Federal de Pelotas
  • Melise de Lima Pereira Universidade Federal do Rio Grande - FURG http://orcid.org/0000-0003-1904-8429
  • Francisco Antonio dos Anjos Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i4p859-879

Palavras-chave:

Turismo, Competitividade, Destino.

Resumo

O presente artigo avalia a competitividade de uma cidade interiorana enquanto destino turístico, em relação aos principais destinos concorrentes. O trabalho introduz uma metodologia inovadora para medir a competitividade de destinos turísticos segundo a visão da demanda, baseada no mapeamento perceptual dos respondentes, que permite avaliar as principais forças e fraquezas percebidas no destino, e compará-las as dos principais concorrentes. Além da avaliação subjetiva, feita pelo mapeamento perceptual, o método proposto também utiliza a Análise Fatorial Exploratória para avaliar objetivamente as medidas de performance do destino, e compara-las aos destinos concorrentes. O trabalho inova em relação aos seus antecedentes, na medida em que o método proposto permite ao mesmo tempo identificar os principais concorrentes do destino e avaliar o seu desempenho, tanto em relação às expectativas dos clientes, quanto em relação aos principais concorrentes. Embora encorajadores, os resultados devem ser tomados com cuidado, tendo em vista que a amostra tem grande parcela de estudantes e que foi colhida por conveniência, através da internet, o que não permite maior controle sobre os respondentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edar da Silva Añaña, Universidade Federal de Pelotas
    Doutor em Administração (UFRGS) e Professor de Marketing da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL.
  • Melise de Lima Pereira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Professora nos cursos de Bacharelado em Turismo Binacional, Bacharelado em Hotelaria e Tecnologia em Eventos da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Instituto de Ciências Humanas e da Informação. 

    Doutoranda em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. 

  • Francisco Antonio dos Anjos, Universidade do Vale do Itajaí
    Doutor em Engenharia de Produção/Gestão Ambiental (UFSC) e Professor do Mestrado/Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

AÑAÑA, Edar da Silva; PEREIRA, Melise de Lima; ANJOS, Francisco Antonio dos. Competitividade de Destinos Turísticos na Visão da Demanda: introdução de um novo método de avaliação. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 4, p. 859–879, 2015. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v26i4p859-879. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/106293.. Acesso em: 30 dez. 2024.