Gênese e Formação Socioespacial da Região do Vale do Itajaí, SC, Brasil: projeto Acolhida na Colônia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p191-205Palavras-chave:
Aspectos socioespaciais, Alto Vale do Itajaí, Acolhida na ColôniaResumo
O projeto Acolhida na Colônia é uma forma de turismo rural em que as famílias de agricultores imigrantes europeus recebem os turistas em suas propriedades e apresentam seu modo de viver junto à natureza. Esta pesquisa objetiva discutir a gênese e os aspectos socioespaciais do Alto Vale do Itajaí e, mais especificamente, dos municípios que compõem o projeto Acolhida na Colônia, visando a compreender os aspectos que antecederam o momento atual e contribuíram para a inserção das cidades no projeto. Para atingir o objetivo proposto, optou-se pela adoção de um estudo de caso com pesquisa descritiva e bibliográfica de caráter exploratório a fim de contextualizar a formação socioespacial do local estudado. Os resultados demonstram que o contexto socioespacial da região investigada contribui de forma significativa para a expansão e reconfiguração da atividade turística e, por consequência, contribui também para o desenvolvimento regional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.