Diferentes Olhares da Comunicação no Turismo: entendendo três localidades paranaenses como destino e produto turístico

Autores

  • Marcia Shizue Massukado Nakatani Departamento de Turismo - Universidade Federal do Paraná
  • Ewerton Lemos Gomes Programa de Pós-Graduação em Turismo - Universidade Federal do Paraná
  • Mylena Palazzo Nunes Curso de Turismo - Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i3p474-491

Palavras-chave:

Comunicação, Destinos turísticos, Produtos turísticos, Publicidade, Propaganda

Resumo

A comunicação de localidades como lugares de produção e consumo do turismo ocorre a partir de diferentes objetivos, sendo basicamente oriundas, de ações de promoção de organizações oficiais de turismo ou de comercialização de empresas privadas, como as operadoras e agências de viagem. O presente artigo discute as diferenças na comunicação de localidades por parte destas organizações, aplicando os conceitos de publicidade e propaganda para cada tipo de ação, quer somente promocional ou promocional e comercial. A pesquisa foi realizada a partir da análise documental de materiais promocionais (digitais e impressos) dos três principais destinos turísticos do Estado do Paraná (Curitiba, Foz do Iguaçu e Paranaguá). Como resultados concluise que a localidade é comunicada de duas formas distintas: como destino turístico e como produto turístico. Esta diferenciação tem implicações para o entendimento do emissor da mensagem (organismos oficiais de turismo ou empresas privadas), da estrutura da comunicação (promoção/marca ou promoção e comercialização/preço), e da apresentação da mensagem (publicidade ou propaganda).

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Biografia do Autor

  • Marcia Shizue Massukado Nakatani, Departamento de Turismo - Universidade Federal do Paraná

    Doutora no Programa de Pós-Graduação em Administração –PPGADM da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Docente nos cursos de Graduação em Turismo (CTUR/DETUR) e Mestrado em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail marcia.nakatani@ufpr.br

  • Ewerton Lemos Gomes, Programa de Pós-Graduação em Turismo - Universidade Federal do Paraná
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – Paraná – Brasil. E-mail: ewertonlegomes@gmail.com
  • Mylena Palazzo Nunes, Curso de Turismo - Universidade Federal do Paraná
    Graduanda em Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – Paraná – Brasil. E-mail: mylena.trilhas@gmail.com

Publicado

2017-11-06

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

NAKATANI, Marcia Shizue Massukado; GOMES, Ewerton Lemos; NUNES, Mylena Palazzo. Diferentes Olhares da Comunicação no Turismo: entendendo três localidades paranaenses como destino e produto turístico. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 28, n. 3, p. 474–491, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v28i3p474-491. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/123822.. Acesso em: 19 nov. 2024.