Posicionamento estratégico em turismo: o caso Sabre Brasil

Autores

  • Braulio Oliveira Fundação Instituto de Administração
  • Marcos Cortez Campomar Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração
  • Carolina Luis Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v19i1p64-84

Palavras-chave:

posicionamento estratégico, competitividade em turismo.

Resumo

A definição de um direcionamento estratégico que vise coordenar as ações empresariais e otimizar os recursos empregados, bem como a maneira como o público-alvo observa e interpreta esse direcionamento em termos relativos aos direcionamentos dos concorrentes da empresa é fundamental para o sucesso de um negócio. Esse artigo apresenta o estado da arte relativa ao posicionamento estratégico e os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo principal conhecer o processo de posicionamento estratégico realizado por uma empresa atuante no setor de turismo. Realizado pelo método do estudo de caso, os dados coletados evidenciam a importância do procedimento tal como descrito na literatura, e colocam a cultura organizacional como um fator crítico para o sucesso do processo, além de chamar a atenção para a necessidade do monitoramento contínuo do ambiente empresarial, como forma de contribuir para o seu sucesso e a sua longevidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Braulio Oliveira, Fundação Instituto de Administração
    Doutor em Administração pela FEA/USP, professor da FIA.
  • Marcos Cortez Campomar, Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; Departamento de Administração
    Livre-Docente em Administração pela FEA/USP, professor Titular do Departamento de Administração da FEA/USP.
  • Carolina Luis, Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
    Graduada em Administração pela FEA/USP.

Downloads

Publicado

2008-05-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

OLIVEIRA, Braulio; CAMPOMAR, Marcos Cortez; LUIS, Carolina. Posicionamento estratégico em turismo: o caso Sabre Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 1, p. 64–84, 2008. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v19i1p64-84. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14142.. Acesso em: 22 nov. 2024.