Variáveis que influenciam na escolha de uma agência de turismo no público de estudantes universitários

Autores

  • Maurício Sanitá de Azevedo Centro Universitário dos Grandes Lagos (UNILAGO)
  • Eduardo Eugênio Spers Fundação Instituto de Administração; Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial
  • Osvaldo Elias Farah Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v19i1p85-102

Palavras-chave:

agência de turismo, comportamento do consumidor, tomada de decisão.

Resumo

O segmento turístico tem passado por profundas transformações, dentre estas, a chamada "desintermediação". Saber o que leva o consumidor a escolher uma agência dentre outras, ou comprar direto dos fornecedores turísticos é um fator importante para a sobrevivência desse tipo de organização. O artigo tem por objetivo identificar esses motivos entre o público universitário. Para a elaboração do instrumento de coleta foi realizado um levantamento qualitativo inicial, a fim de identificar as variáveis que o consumidor considera mais relevantes, as quais foram utilizadas para estruturar um questionário em escala Likert de 5 pontos. Foi aplicada uma pesquisa de corte transversal com 150 alunos de uma instituição de ensino. Identificou-se que a maioria dos entrevistados considera o atendimento como fator mais importante na escolha de uma agência. A análise fatorial mostrou que a propensão de desintermediação é mais relevante entre os mais jovens e entre as pessoas que viajam com mais freqüência.

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Biografia do Autor

  • Maurício Sanitá de Azevedo, Centro Universitário dos Grandes Lagos (UNILAGO)
    Graduado em Administração de Empresas pela UNIRP com especialização em Gestão Estratégica de Negócios e MBA em Gestão Executiva pela D. Pedro I /INPG, Empresário e Professor de graduação nos cursos de Turismo, Secretariado Executivo e Sistemas de informação pelo Centro Universitário dos Grandes Lagos (UNILAGO) Mestre em Administração Profissional pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).
  • Eduardo Eugênio Spers, Fundação Instituto de Administração; Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial
    Graduado em Engenharia, Mestre em Economia Aplicada pela ESALQ/USP, Doutor em Administração pela FEA/USP, Professor de Estratégia e Marketing do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e do Departamento de Economia, Administração e sociologia da ESALQ/USP, Pesquisador do PENSA/FIA.
  • Osvaldo Elias Farah, Universidade Nove de Julho
    Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Mestre em Administração pela EAESP-Fundação
    Getúlio Vargas, Docente do programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Nove de Julho (UNIMEP), coorganizador do livro Empreendedorismo Estratégico. Consultor de negócios.

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Publicado

2008-05-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

AZEVEDO, Maurício Sanitá de; SPERS, Eduardo Eugênio; FARAH, Osvaldo Elias. Variáveis que influenciam na escolha de uma agência de turismo no público de estudantes universitários. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 1, p. 85–102, 2008. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v19i1p85-102. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14143.. Acesso em: 27 maio. 2024.