A estratégia de overbooking e sua aplicação no mercado de transporte aéreo brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v19i1p103-124Palavras-chave:
overbooking, gerenciamento de receitas, reservas, transporte aéreo.Resumo
Uma questão fundamental relativa à gestão de empresas aéreas diz respeito ao adequado balanceamento entre oferta e demanda. Grande parte dos vôos das companhias aéreas decola com um número significativo de assentos vazios, sendo uma parcela significativa dessa capacidade ociosa gerada pelos chamados passageiros no-show e pelos cancelamentos de reserva feitos com pouca antecedência em relação ao horário do vôo. No Brasil, o hábito de cancelar a reserva não é comum entre os usuários do transporte aéreo; na maioria das vezes, os passageiros esperam que o prazo da reserva expire ou, quando o bilhete já foi adquirido, simplesmente não comparecem ao embarque. Estas práticas, consentidas pelas empresas aéreas devido à flexibilidade oferecida em determinados bilhetes de passagem (classes tarifárias), inviabilizam a reutilização dos assentos que foram "desocupados" em tempo hábil para o vôo. Desta forma, torna-se economicamente racional que as empresas procurem se proteger das perdas resultantes adotando mecanismos como o aumento virtual da capacidade de uma aeronave, ou overbooking. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise de eficiência e de riscos com relação à prática de overbooking, ou seja, verificar a viabilidade econômica e os riscos associados de se praticar tal estratégia, apontando suas vantagens e desvantagens, riscos associados e questões referentes às responsabilidades e à legislação.Downloads
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