Sustentabilidade ecológica do espeleoturismo na Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul

Autores

  • Heros Augusto Santos Lobo Universidade Estadual Paulista
  • Edvaldo Cesar Moretti Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v20i1p151-167

Palavras-chave:

ecoturismo, espeleoturismo, gestão ambiental, Bonito-MS.

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise da estrutura e produção do espeleoturismo na Serra da Bodoquena, sob o enfoque do ideário de ecoturismo e da sustentabilidade ecológica. A metodologia de pesquisa incluiu levantamentos documentais e de campo em cavidades naturais turísticas. As discussões apresentam aspectos técnico-metodológicos como caminhos viáveis para um espeleoturismo com princípios ecológicos e conservacionistas. Conclui-se que o espeleoturismo pode se firmar não somente como um segmento, mas também como uma nova forma de se fazer o turismo na Serra da Bodoquena. Para tanto, deve identificar novas possibilidades de procedimentos de gestão e manejo ambiental que possam ir além dos paradigmas e modelos vigentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Heros Augusto Santos Lobo, Universidade Estadual Paulista
    Bacharel em Turismo (Universidade Anhembi Morumbi – UAM). Especialista em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais (Universidade Federal de Lavras – UFLA). Mestre em Geografia (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS). Doutorando em Geociências e Meio Ambiente (Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro). Consultor autônomo, Editor-chefe dos periódicos cietíficos Pesquisas em Turismo e Paisagens Cársticas e Espeleo-Tema.
  • Edvaldo Cesar Moretti, Universidade Federal da Grande Dourados
    Graduado, especialista, mestre e doutor em Geografia (Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro).
    Pós-doutor em Geografia (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP). Professor Adjunto da
    Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD/MS. Líder do Grupo de Pesquisas Território e Ambiente – GTA.

Downloads

Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

LOBO, Heros Augusto Santos; MORETTI, Edvaldo Cesar. Sustentabilidade ecológica do espeleoturismo na Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 1, p. 151–167, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v20i1p151-167. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14177.. Acesso em: 17 nov. 2024.