Avaliação do Plano Operacional de Comercialização do Turismo: o caso de Bonito, município de Mato Grosso do Sul - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v22i2p367-396Palavras-chave:
turismo, marketing, marketing turísticoResumo
O presente estudo tem como objetivo geral analisar as percepções do trade turístico de Bonito acerca do plano de comercialização desenvolvido para o município, buscando a compreensão da interface marketing-turismo. Tratando-se o marketing turístico como uma ferramenta para a conquista e manutenção de clientes, a fim de que a experiência vivenciada pelo turista seja única e inesquecível, o presente estudo justifica-se na busca de contribuições para a gestão pública do destino turístico analisado, com vistas a sua consolidação como pólo na atração de visitantes. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza exploratória, descritiva e explicativa, cujo procedimento de coleta, análise e interpretação dos dados resumiu-se em entrevistas com os atores locais. Os resultados apontam que aproximadamente 89% dos sujeitos consideram o plano importante para o desenvolvimento da atividade turística local, sendo que 44% o consideram importante para "vender" o destino como ícone brasileiro no ecoturismo; 33% o consideram importante por propiciar o direcionamento da região rumo à atração de turistas do mundo todo e 11% o consideram importante como ação estratégica para superar as dificuldades existentes e construir um novo posicionamento estratégico no mercado turístico. Sendo assim, referindo-se ao turismo como um dos principais setores empregatícios e gerador de renda para o município, o plano de comercialização se apresenta como uma ferramenta importante para a consolidação do destino como um verdadeiro pólo na atração de turistas.Downloads
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