Avaliação de políticas públicas de turismo: uma análise bibliométrica dos periódicos de turismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v22i3p614-631Palavras-chave:
bibliometria, avaliação de políticas públicas, turismoResumo
Este trabalho tem por objetivo fazer um levantamento dos artigos que versam sobre avaliação de políticas públicas em turismo nos periódicos especializados, avaliados e classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES com conceitos iguais ou superiores a B4. Quanto à metodologia, foram selecionados artigos cujos títulos apresentaram uma ou mais palavras-chaves referentes à avaliação de política pública de turismo no período 2003-2010. O intuito foi de elucidar a freqüência da produção acadêmica sobre avaliação, autores e instituições, os objetos dos estudos, procedimentos metodológicos e citações da bibliografia especializada. Para tanto, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que é irrelevante o lugar e o espaço ocupado pela avaliação de políticas públicas de turismo nos principais periódicos de turismo. Verificou-se diversidade de autores e instituições e pouca utilização da bibliografia especializada, tanto sobre avaliação quanto sobre turismo. A conclusão destacou a falta de clareza quanto à metodologia utilizada nos artigos, principalmente em relação às categorias analíticas e indicadores, o que comprometeu parte das análises e principais conclusões.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.