Expansão, crise, declínio e segmentação no ensino superior em turismo
um recorte do estado de mato grosso do sul
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v30i2p214-230Palavras-chave:
Turismo, Ensino Superior, SegmentaçãoResumo
Este artigo objetiva apontar elementos para uma discussão contextualizada do atual cenário da formação em turismo de nível superior, marcado por transformações no campo de atuação profissional, redução na oferta de cursos presenciais e ampliação de cursos tecnológicos e na modalidade Educação a Distância (EaD), com enfoque na realidade do Estado de Mato Grosso do Sul. Neste levantamento discutem-se temas sobre a Educação Superior, procurando debater o processo de surgimento dos cursos, o crescimento acelerado, as reformas educacionais nos anos 90, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 1996, a criação das universidades, centros universitários, faculdades/escolas de ensino superior. Houve transformações que aprofundaram a crise e declínio, além da segmentação de cursos na área de Turismo e Hospitalidade. Para esta proposição, utilizou-se como metodologia a revisão de literatura, revisão narrativa e pesquisa documental. Analisaram-se dados quantitativos dos cursos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP, 2018). As crises dos cursos superiores passam pelo excesso de egressos no mercado; nas tendências do Turismo, que apontam para a segmentação da área e o crescimento das inovações tecnológicas que afetam o setor. O recorte identifica a mesma situação vivenciada no cenário nacional a qual afeta também as IES Pública do MS e conclui-se que os próximos anos serão de desafios, aproximação com o mercado e investimento na pós-graduação.
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