Periódicos brasileiros de turismo (1990-2018)
avaliação e classificação por meio de métricas de impacto e híbridas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i2p200-226Palavras-chave:
Ciência e informação em turismo, Impacto, Periódicos de turismo, Rankings de periódicos, BrasilResumo
O artigo consiste em um estudo bibliométrico do tipo avaliativo, que utiliza medidas de impacto e híbridas (citações). Seu objeto de estudo são os artigos publicados em 16 periódicos brasileiros de turismo, no período 1990-2018. Há os seguintes objetivos principais: a) avaliar a trajetória e o conjunto de citações dos artigos selecionados, provendo-se um quadro geral sobre seu impacto; e b) avaliar esses periódicos, inclusive por meio da construção de rankings. Supre-se, dessa forma, certa escassez de estudos bibliométricos acerca do campo de turismo no Brasil. A metodologia consiste na coleta e tratamento manual de dados, estatística descritiva e cálculo dos índices H e G. Houve um aumento no impacto do campo de turismo no Brasil, nos anos 2000 e 2010, o que demonstra um processo de amadurecimento e consolidação. Nota-se a existência de um “pelotão de frente,” formado pelo Caderno Virtual de Turismo, Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, Revista Turismo – Visão e Ação e Turismo em Análise, que se destaca em quase todas as métricas e índices, seguido pela CULTUR – Revista de Cultura e Turismo. Algumas métricas parecem indicar que a Revista Brasileira de Ecoturismo e a Revista Rosa dos Ventos podem estar entrando nesse patamar intermediário. O restante dos periódicos tem impacto ainda muito baixo. A julgar pelas citações provenientes de artigos de periódico, as 16 revistas selecionadas dependem muito de citações feitas pelo próprio campo. A principal limitação da pesquisa é que os periódicos contemplados consistem numa pequena parcela da produção científica sobre turismo no Brasil.
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